Malcolm X foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos.
Aos seis anos ficou órfão. O pai, Earl Little, foi brutalmente espancado, e o corpo atirado em uma linha de trem.
Quando o pai do menino morreu, a mãe fazia tratamento em um hospital. Órfãos de pai morto e mãe emocionalmente instável.
Malcolm e seus sete irmãos foram morar em um orfanato.
Quando foi para a escola, Malcolm era o que se considerava um bom aluno e geralmente tirava notas altas. E assim foi até o dia em que disse a um professor que desejava ser advogado. Este lhe disse ser absurdo a ideia de um negro ser advogado e que o máximo que ele poderia chegar era carpinteiro. Esta declaração mudou seu comportamento fazendo com que se transformasse de um "bom aluno" em um "garoto problema".
A partir daí a adolescência do menino foi repleta de convulsões conflituosas, abarrotadas de desesperanças. Morou- com a meia-irmã Ella- no Harlem, bairro de maioria negra em Nova Iorque.
Foi engraxate envolveu-se com as drogas licitas e ilícitas. Praticava pequenos assaltos no Harlem. Em 1946 foi preso.
E a prisão o salvou. Aprisionado começou a estudar o islamismo, seguindo os ensinamentos de Elijah Muhammed, líder da "Nação do Islã".
Em 1952 já livre, Malcolm X transformou-se em um dos mais carismáticos líderes negros dos Estados Unidos.
O líder negro defendia a independência econômica e a criação de um Estado autônomo para os negros e para pregar suas ideias e defender a libertação dos negros viajou pelos principais estados norte-americanos.
As ideias do ativista norte-americano tornaram-se referenciais, nos anos 70, por movimentos como "Black Power" e "Panteras Negras".
Em 1964 fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração Separatista. Ele era um defensor dos direitos dos afro-americanos, um homem que conseguiu mobilizar os brancos americanos sobre seus crimes cometidos contra os negros.
Betty, a viúva ficou grávida e suas quatro filhas órfãs. De pai.
Em 21/07/15 o assassinato de Malcolm X completou 50 anos.
Com informações: http://educacao.uol.com.br/biografias/malcolm-x.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Malcolm_X