Os maceioenses estão pagando 30,33% mais caro pela água mineral em relação ao mesmo período do ano passado. Outras bebidas, como o refrigerante e a cerveja também aumentaram, respectivamente 8,87% e 7,48%. Os números foram apresentados pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), de acordo com o levantamento do Índice de Preço ao Consumidor (IPC).

Conforme divulgou a assessoria de Comunicação da Seplag, o levantamento para produtos e acessórios carnavalescos foi realizado pela secretaria em diversos estabelecimentos comerciais, entre os dias 3 e 6 de fevereiro.

Gilvan Sinésio, coordenador do levantamento do IPC, explicou que, nessa época do ano é comum o aumento de alguns produtos que possuem relação direta com a alta temperatura. “Devido ao aumento da temperatura, a demanda pela água mineral cresceu bastante. Por isso, o valor do item teve um reajuste significativo”, explicou, por meio do texto divulgado pela assessoria.

No item “lazer e descartáveis”, a pesquisa registrou os aumentos no preço dos copos descartáveis (9,92%) e da piscina plástica (7,46%). Chamou a atenção dos pesquisadores, no entanto, o reajuste de 18,50% nas máscaras carnavalescas. De acordo com os técnicos da Seplag, isso ocorreu devido ao aumento no custo para produção do plástico, que é proveniente do petróleo.

As fantasias infantis também encareceram 11,93%, enquanto que as adultas baratearam em 0,87%.