Em clima de folia, mas na maior limpeza. É assim que uma turma formada por garis e educadores ambientais da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) vai invadir a avenida neste sábado (07), a partir das 09h, durante o já tradicional desfile na prévia carnavalesca do Pinto da Madrugada que ocorre no trecho entre as praias de Pajuçara e Ponta Verde.

Batizado de Bloco da Limpeza, o grupo reunirá também 10 catadores da Cooperativa dos Recicladores de Alagoas (Cooprel) que atuam no Galpão de Triagem de Resíduos Recicláveis do Benedito Bentes, além de veículos da Slum, um dos caminhões que operam na coleta seletiva e o chamado cata-treco – uma espécie de boneco com desenhos e informações sobre o que é reciclável.

Apesar do perfil alegórico, o cortejo tem uma missão educativa cujo foco principal esse ano é o incentivo para as pessoas praticarem a coleta seletiva de resíduos. “É muito importante passarmos essa mensagem do que é a coleta seletiva. No ano passado, mesmo durante o desfile, muita gente veio tirar dúvidas sobre quais os tipos de materiais são recicláveis e como proceder para começar a praticar”, comenta Rita Araújo, coordenadora do Departamento de Controle Ambiental da Slum.

Enquanto as marchas são entoadas, o público poderá conferir a coleta seletiva em prática, já que o grupo de catadores irá recolher os resíduos recicláveis gerados durante o desfile. “O pessoal está animado com a expectativa de recolher um grande volume de resíduos”, revela Patrícia Ramos, cooperada responsável pela gestão do Galpão de Triagem da unidade da Cooprel no Benedito Bentes.

“Não jogar lixo na rua e evitar outros tipos de descartes inadequados também estão entre as mensagens que queremos transmitir ao passar pela ‘passarela’”, reforça Rita Araújo.

Por fim, os garis também pulam e atuam na festa ao realizarem a limpeza final das vias após a passagem dos últimos foliões.