Cinco municípios alagoanos estão em situação de racionamento de água devido ao prolongamento da estiagem, de acordo com a Companhia de Saneamento e Abastecimento de Alagoas (Casal).  O rodízio no abastecimento havia sido anunciado pela Companhia há alguns dias, quando acendeu o sinal alerta para as cidades de Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luiza do norte, Minador do Negrão e Estrela de Alagoas.

Na região metropolitana de Maceió, a situação mais critica é da cidade de Satuba, onde a barragem que abastece à população pode secar totalmente pelo segundo ano.  De acordo com a Casal, o racionamento ainda poderia ser revertido se houvesse chovido dentro do esperado para o mês de janeiro.

Os moradores de Satuba e Santa Luiza dos Norte são abastecidos com águas nas torneiras durante três e ficam mais três sem água. O improviso tem sido o aliado das donas de casas para manter a limpeza e também para o banho da família. 

No Sertão, a barragem que abastece as cidades de Estrela de Alagoas e Minador do Negrão está com 10% da capacidade hídrica. Uma das alternativas apresentadas pela Casal para garantir o abastecimento nessas cidade é o transporte de água através dos carros pipas.