A transformação de Arapiraca e Região Metropolitana do Agreste (RMA) em importante polo universitário tem como base a evolução do ensino fundamental e médio no município. A Universidade Estadual de Alagoas – Uneal teve um papel fundamental nesse processo educacional na formação dos professores que foram os semeadores da semente do saber e do conhecimento em terra fértil.

O grande volume de estudantes dos mais importantes estabelecimentos de ensino particulares e públicos que conseguiram êxito no Vestibular deste ano é a prova evidente dessa evolução e da interiorização com êxito do ensino superior. Os estabelecimentos que mais abriram as portas para estudantes ingressarem para as universidades foram; Colégio Bom Conselho, Rosa Mística, Alternativa, Premem, São Lucas, Colégio São Francisco, Premium dentre outros.  

Os Campus da Universidade Federal de Alagoas –(Ufal) em Arapiraca e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal)  atraíram estudantes e professores de outras cidades oferecendo a população de Arapiraca e região Agreste possibilidades idênticas da capital do estado. O estudante universitário  não precisa de deslocar de Arapiraca para outros centros do País, a não ser por uma opção própria.

A cidade de Palmeira dos Índios é outro polo universitário em evidência, com dois campus, um da Universidade Estadual de Alagoas – (Uneal) e o outro da Universidade Federal  de Alagoas – (Ufal). Está sendo construído o Campus Deputado Helenildo Ribeiro do Centro de Estudos Superiores de Maceió – (Cesmac) A área onde está sendo construído o novo campus, tem 22 mil metros quadrados, onde serão erguidas 23 salas de aulas, laboratórios, pátio aberto e arborizado, biblioteca, refeitório, área de vivência externa e estacionamento. O Cesmac foi instalado em Palmeira dos Índios, no ano de 1992.

Transformando o futuro

O Colégio Cenecista Nossa Senhora do Bom Conselho um dos maiores e o mais tradicional de Arapiraca dirigido há mais de 60 anos pelo educador José Moacir Teófilo, foi destaque este ano com um número expressivo de estudantes da instituição de ensino aprovados no vestibular. Um percentual de 10% das vagas dos Não Cotistas, foi conquistado pelos alunos do CBC. No total, foram 79 aprovados com destaque para os “feras” aprovados em Medicina, Eduardo Oliveira aprovado na Ufal e Uncisal. Rodrigo Ferreira – Uncisal, Shaynne Souza –Uncisal e Willany Magalhães – Uneb.