Faltando poucos dias para fechar o primeiro mês de mandato do governador Renan Filho (PMDB), o secretário da Fazenda Estadual, George Santoro, anunciou que as contas estaduais – receitas e despesas - foram todas fechadas, com um balanço financeiro já consolidado. Na manhã desta sexta-feira (30), em entrevista ao programa Bom dia Alagoas, da TV Gazeta, Santoro, garantiu que na próxima semana estará apresentando todos os dados em uma coletiva à imprensa.
Os números reais da “dívida” deixada pelo governo Teotonio Vilela deverão ser revelados, juntamente com algumas medidas fiscais para recuperação da arrecadação do Estado. Santoro reforçou que o déficit estrutural de Alagoas chega a R$ 700 milhões somados com mais R$ 300 milhões em dívidas.
Objetivo da apresentação dos dados, segundo o secretário, é deixar as contas estaduais no maior nível de transparência para que todos possam ter conhecimento e entender as medidas adotadas. Ao falar sobre o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Santoro afirmou que a situação de Alagoas se agravou ainda mais com o fechamento do ano, mas que a LRF já havia sido ultrapassada há algum tempo.
“A situação é preocupante e vamos ter dificuldade para pagar todas as contas nesse ano”, reforçou o secretário da Fazenda. Na edição do CadaMinuto Press, já nas bancas nesta sexta-feira (30), uma reportagem mostra que o ajuste fiscal de contas, promovido pelo atual governo, foi aceito por autoridades e especialistas. No entanto, servidores e concursados já ameaçam ir às ruas para cobrar promessas.