Uma pesquisa realizada com cerca de 160 empresários revelou que o Índice de Confiança Empresário do Comércio de Maceió (ICEC) caiu pelo segundo mês consecutivo e atingiu o índice mais baixo de 2014. A pesquisa foi realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto Fecomércio AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD).
O ICEC registrou 109 pontos; 2,3% a menos que no mês de novembro. Em relação ao mesmo mês de 2013, a diferença foi de 20 pontos.
Na análise do Instituto Fecomércio AL, esses índices pioraram ao longo do ano de 2014 em razão de uma série de eventos que prejudicaram a dinâmica da economia, como os feriados da Copa do Mundo, o clima eleitoral, as pressões inflacionárias, a desaceleração industrial e o aumento dos custos empresariais devidos a valorização da moeda estrangeira.
Metodologia
A pontuação do ICEC é calculada de acordo com o resultado de outros 13 subíndices que podem variar entre zero e 200 pontos. Os resultados que ultrapassam a margem de 100 pontos são considerados positivos. A pesquisa na íntegra está disponível no site do IFEPD: www.fecomercio-al.com.br/ifepd.