Desde da última quinta-feira(01) de janeiro, começou a fiscalização baseada na Resolução do CONTRAN N° 333, essa resolução que definiu a mudança é de 2009, mas muitos proprietários de veículos deixaram para a última hora e agora não conseguem encontrar o novo extintor, e essa falta não é só no estado de Alagoas, mas em diversas regiões do Brasil.
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), não há nenhum estudo ou possibilidade de suspensão da multa no momento, por causa da dificuldade de encontrar o extintor nas lojas. A resolução de 2009 deu quase 5 anos para que todo mundo se adequasse, porém as lojas não se adaptaram para atender a grande demanda, com isso os proprietários de veículos estão sendo lesionados pela falta do produto.
Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 inclusão de cinco pontos na carteira e sujeito a apreensão do veículo.
O deputado estadual Tarcizo Freire (PSD), foi ao encontro do governador Renan Filho nesta segunda-feira feira (05), com o objetivo de conseguir uma prorrogação, um prazo para que os pontos comerciais tenham o produto para serem vendidos.
Segundo o deputado essa situação é inaceitável, até porque nenhum proprietário de veículo deve ser prejudicado pela falta do produto, pois o problema não se restringe só ao estado de Alagoas e sim em todo Brasil.