Dizer que a união faz a força não é uma mera reprodução de um ditado popular. A expressão faz a sentido quando uma pequena ideia dá certo, agrega gerações em sua construção e depois de algum tempo pode ser apontada como um exemplo. Foi assim que há 40 anos Sebastião Alves da Silva começou de forma artesanal a venda de cocadas e quebra-queixos por Arapiraca e cidades vizinhas. A Fábrica tomou corpo sendo nomeada como Fábrica de Doces Popular e anos mais tarde com a administração dos filhos e a expansão dos negócios passou a ser intitulada como Fábrica Popular Alimentos. No início do mês de dezembro a empresa abriu mais uma unidade, no Polo Multissetorial de Limoeiro de Anadia.
Atuando no ramo alimentício desde 1974, a Popular Alimentos atualmente produz doces, sobremesas, fast food e linha forno e fogão e é considerada uma das mais importantes empresas do Nordeste. Em 1985 os filhos de Sebastião, José Maria e Expedito Carvalho Alves, assumiram a administração da empresa, localizada em Arapiraca, e deram início à inovação na linha de produtos produzidos, o que possibilitou a entrada no mercado regional.
Seu Sebastião hoje já não está na linha de frente dos negócios da família, mas o diretor presidente da Popular Alimentos, José Maria de Carvalho, fala com orgulho da empresa que o pai fundou sem tantas pretensões e se tornou competitiva e geradora de emprego para várias famílias do Agreste de Alagoas.
“É um legado de muito aprendizado, ousadia e superação para nós sucessores, que vai além do âmbito familiar. É tudo que um líder de família deixará marcado na vida de uma comunidade”, disse.
Empreendedorismo e investimento
Limoeiro de Anadia fica localizada no Agreste do Estado, possui uma população de pouco mais de 26 mil pessoas, é vizinho de Arapiraca, Campo Alegre, Junqueiro, Coité do Noia e Taquarana, segundo dados do IBGE. A economia é pouco representativa e a construção de um Polo Multissetorial vem a anos sendo apontada pelos gestores municipais como uma alternativa para desenvolver a região.
Durante a inauguração do Polo, o atual prefeito Marlan Ferreira afirmou que irá qualificar a mão de obra local, para que não fosse necessária a contratação de profissionais de outros municípios. A prefeitura ofereceu incentivos fiscais por um período de três a 10 anos para que empresários que se instalassem no local.
“Nada se compara a este empreendimento, que irá garantir renda e o pão na mesa de milhares de famílias quando estiver totalmente em funcionamento”, frisou.
Mesmo com a abertura da unidade mais ampla em Limoeiro de Anadia, a unidade de Arapiraca continua funcionando. Para José Maria, a instalação da nova unidade significa crescimento, que também reflete na economia local. A fábrica de Limoeiro possui 45 mil metros quadrados, um espaço três vezes maior que a unidade de Arapiraca.
Segundo dados da prefeitura de Limoeiro, a nova unidade da Popular Alimentos contou com um investimento aproximado de R$ 6 milhões, gerando uma média de 300 empregos diretos.
“A ampliação do espaço físico dá mais liberdade para as inovações, expandindo as Linhas Doces Popular, Maluquinho e Popcroc. E como a Popular Alimentos não para, já lançamos a Linha Betti Atomatados, com destaque aos molhos prontos que são os mais novos frutos dos talentos da equipe e o primeiro passo do crescimento vislumbrado com a ampliação”, explicou o diretor da empresa.
Das cocadas vendidas em Arapiraca à indústria de Limoeiro de Anadia muitas histórias envolvem a ideia empreendedora da família de Sebastião. O ponto que uniu e deu força ao negócio está atrelado ao empreendedorismo, como aponta José Maria ao falar das experiências vividas.
“Dentro do negócio, criar riquezas e expandir com produtos inovadores conservando a tradição, vem do idealizar, planejar, coordenar e envolver uma equipe de forma macro para a construção de valores, sempre visando atender as necessidades dos clientes. Agregar valor à marca, gerar lucro, fortalecer mercados existentes e ganhar novos. Tudo isso representa a ousadia inovadora para o mercado cada dia mais exigente, porém rico em oportunidades lucrativas”, analisa.