Adolescentes dos Programas de Liberdade Assistida (LA) e Prestação de Serviço à Comunidade (PSC), que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto, tiveram uma tarde bastante diferente esta semana. Eles fizeram um passeio cultural e visitaram diversos pontos históricos da capital. As atividades fazem parte do Projeto Liberdade em Ação, que tem o objetivo de inserir estes jovens em ações de esporte, lazer e cultura.
Em um ônibus, acompanhados de um guia turístico, os adolescentes conheceram a orla de Maceió, o Memorial da República, o Estádio Rei Pelé e o Museu do Esporte Lauthenay Perdigão, que conta a história do esporte alagoano. Todos adolescentes puderam levar um acompanhante.
De acordo com a psicóloga do LA, Aparecida Fonseca, estas atividades têm o objetivo de mostrar para os adolescentes outros valores, para que eles reflitam e valorizem a cultura local. “Os meninos gostaram muito de conhecer o Trapichão, de ir ao gramado do estádio e visitar os vestiários. Percebemos que com uma atividade simples é possível fazer com que esses meninos, sintam que fazem parte da cidade, sintam-se protagonistas”, destacou.
Segundo a secretária Municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, é muito importante que os adolescentes atendidos pelos programas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade conheçam a sua cidade e sintam-se parte dela. “É uma forma de inserção social, mostrando para eles um novo olhar da cidade, para que valorizem a sua própria cultura e cidade”, ressaltou.
No último mês, como parte do projeto, os adolescentes assistiram filmes exibidos na 9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Centro. As próximas ações do Projeto Liberdade em Ação serão realizadas com a parceria das unidades dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) dos diversos bairros da capital.