Um novo espaço onde se respira arte em Alagoas foi inaugurado na noite desta terça-feira (19), em Maceió. O Complexo Cultural Teatro Deodoro recebeu autoridades e convidados que conheceram suas dependências cheias de identidade cultural.
Além do presidente da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), Juarez Gomes de Barros, estiveram presentes na cerimônia o governador do estado de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, o secretário de Cultura, Osvaldo Viégas, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, José Carlos Malta Marques, o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Chico Filho, e o deputado estadual eleito, Rodrigo Cunha.
Num discurso bastante emocionado, Juarez Gomes de Barros agradeceu todos os parceiros e incentivadores para a realização desse sonho. Mostrando-se encantado com o lugar, Barros exaltou o trabalho de toda a equipe e disse que a partir de agora Alagoas conta com mais um espaço dedicado aos alagoanos que respiram arte.
“Arte é expressão. Teatro é escola. A força da arte tem a capacidade de curar a alma. Que possamos transformar esse complexo num lugar para a arte ser perpetuada e assim possamos colher bons frutos com nossos futuros talentos da nossa Alagoas. Transformaremos o Deodoro num espaço de criação. Aqui se multiplicará arte. O sonho agora é uma realidade que se concretiza com esse complexo. Que o povo conheça e desfrute a arte”, disse o presidente da Diteal, bastante emocionado.
Osvaldo Viégas, secretário de Cultura, aproveitou a oportunidade para enaltecer o trabalho desenvolvido por Barros durante os últimos sete anos, sempre empenhado em ver as paredes erguidas do Complexo Cultural.
“Acompanhei o sonho e agora é uma honra vê-lo erguido. Espaço de ensino, aprendizado à cultura que se somam a tantos outros espaços concretizados em Alagoas durante o governo de Teotonio Vilela. Não teve paralelo na história de Alagoas com o que foi feito nessa gestão, com apoio e fomento à cultura. Em nome do setor cultural, compartilho desse sonho que foi batalhado e, com recursos federais e estaduais, saiu do papel para ser entregue à nossa sociedade”, colocou o secretário.
Assim como Viégas, Teotonio Vilela Filho mostrou satisfação em ver a conclusão das obras e compartilhou a batalha do presidente da Diteal que, segundo Vilela, era ‘contagiante, emocionante’. “Poucas pessoas trabalharam com tanto afinco, com tanta paixão, compromisso, entusiasmo”, disse.
Para o governador de Alagoas, o momento é de celebrar um novo espaço vivo de cultura. “Aqui será a exploração da arte em Alagoas, o q eu motiva, o que faz o coração bater mais forte e acelerado. Parabenizo quem esteve nessa empreitada. Um legado que se soma a tantos outros do nosso governo. Deixa mais oxigênio para os alagoanos”, concluiu.
A cerimônia de abertura contou com uma programação especial. Após os discursos, as autoridades seguiram para a sala de balé onde prestigiaram uma pequena amostra da Companhia do Balé Eliana Cavalcanti, com um pouco do que poderá ser visto em breve no Complexo. O evento também contou com a apresentação de uma orquestra.
Localizado ao lado do Teatro Deodoro, o Complexo Cultural Teatro Deodoro abrigará espaços estratégicos para acomodar os corpos permanentes da orquestra, do balé e da companhia de teatro do Deodoro, além de uma galeria de arte. O local também irá disponibilizar sua estrutura para cursos de música, balé, teatro e cenotécnica voltados a crianças e jovens da rede pública de ensino, abrigando ainda o corpo técnico e administrativo da Diteal.