Contrariando as expectativas quanto à sucessão da Prefeitura de Anadia, o presidente da Câmara dos Vereadores, Vânio Aprígio (PPS), assumiu a gestão do município, nesta segunda-feira (24). A posse aconteceu durante um ato solene e teve a presença de sete dos 11 vereadores de Anadia.

Vânio Aprígio foi notificado a tomar posse como prefeito ainda na tarde de hoje. A ordem foi expedida pelo juiz Fausto Magno e publicada no Diário Eletrônico da Justiça do último sábado (22), que justificou a urgência da administração. 

De acordo com o entendimento de Paulo Dâmaso (PSDB), segundo colocado nas eleições de 2012 , a medida foi para evitar que a cidade ficasse sem prefeito, o que prejudicaria a população pela deficiência nos serviços básicos oferecidos pela prefeitura.

Entenda o afastamento

O prefeito de Anadia, José Augusto Rocha Souza e a vice-prefeita, Ana Lúcia Fidelis, foram afastados dos cargos por decisão do juiz Helestron Costa, da Comarca do município. O magistrado declarou a inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição de 2012, do prefeito de Anadia e de sua vice.

As primeiras informações antecipavam que o segundo colocado na disputa das eleições de 2012, Paulo Dâmaso (PSDB), assumiria o cargo. Na época, Dâmaso e a coligação "Anadia do Bem" (PTN, PR, PRTB, PMN, PSDB) entraram com uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), que acusava o prefeito reeleito de uso da máquina pública em benefício próprio no pleito eleitoral.