Mais um grande passo foi dado pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste. As ações do grupo para o próximo ano foram validadas na manhã desta quinta-feira (13). Na ocasião, integrantes do arranjo, além de representantes do Sindicato das Indústrias de Cerâmica (SindCer), do Sebrae/AL e da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) estiveram presentes.
Para a gestora do APL Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste, Maura Franco, o momento é muito importante, pois o planejamento vai dar uma melhor direção aos projetos do arranjo. “O plano de ação elaborado aqui foi todo baseado nas principais necessidades dos produtores, mas com o foco na sustentabilidade econômica desenvolvida por eles. O resultado torna muito mais efetivo o trabalho feito junto aos empreendedores do setor”, enfatiza.
Franco ainda relata que uma das ações planejadas envolve uma melhor divulgação dos trabalhos feitos nos municípios de Boca da Mata, Capela e Matriz do Camaragibe, que são atendidos pelo APL. “Nós queremos realizar um seminário com todo o setor da construção civil do Estado, com o objetivo de mostrar as peças e materiais produzidos pelos ceramistas aos engenheiros e arquitetos”, conta.
Um dos grandes desafios dos produtores é a modernização da atividade, já que muitos deles têm uma produção rudimentar. Esta questão também foi abordada no planejamento, por meio de capacitações, cursos e consultorias especializadas. Os ceramistas vão ter uma estrutura com maior capacidade de produção, mais segura e preparada para as demandas do mercado atual.
O encontro também contou com a presença de representantes do Banco do Nordeste e da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas. As instituições, grandes parceiras das atividades desenvolvidas no Estado, mostraram-se abertas para dar suporte ao aperfeiçoamento do trabalho feito pelo APL Cerâmico Oleiro na Mesorregião Leste.