Com a chegada do final de ano, os empresários começam a se preocupar com o reforço na equipe para atender a demanda que cresce nessa época do ano. Por outro lado, a procura por empregos temporários cresce e faz destes, para centenas de pessoas, a esperança de ter um emprego certo. O comércio e, principalmente, os shoppings centers de Maceió são os que mais contratam nesse período.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MET), o trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física a uma empresa para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços, e está regulamentado pela Lei nº 6.019, de 03 de janeiro de 1974 e pelo Decreto 73.841, de 13 de março de 1974. A mesma lei condiciona o funcionamento da empresa de trabalho temporário ao prévio registro no Ministério.

Segundo o professor de Economia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Fábio Guedes, as contratações temporárias acontecem já a partir de outubro e cerca de 30% das empresas que contratam são empresas ligadas ao setor do comércio.

“Pela Pesquisa Mensal do Comércio em agosto, o volume de vendas do comércio varejista alagoano cresceu, em 12 meses, 7,6%, o equivalente a duas vezes mais que o Brasil (3,6%). De janeiro a agosto, o comércio varejista alagoano avançou 6,5%, acima da média nacional (2,9%). Se continuar nesse ritmo, o comércio alagoano pode ter um desempenho maior que os outros estados nordestinos, podendo superar a expectativa de geração de cerca de 500 empregos temporários, conforme apontado”, explicou Fábio.

Para Claudstone Santos, que conseguiu uma vaga temporária em uma empresa de telefonia como vendedor, esta é uma oportunidade de compartilhar experiências, no contato com novas pessoas, e adquirir mais conhecimento sobre o funcionamento de diversos segmentos.

“Está valendo muito a pena ter essa oportunidade. A contratação é uma consequência da minha postura na empresa, do jeito de me comunicar e das metas de vendas. O segredo é dar o melhor de si”, disse Claudstone.

Sine e temporários

O Sine da Prefeitura de Maceió está pronto para auxiliar os empresários nesta busca de mão de obra temporária, por meio do seu serviço de intermediação. De acordo com Vanessa Beltrão, diretora de Trabalho e Emprego da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), nessa época o cadastro de pessoas à procura de emprego aumenta.

“Nós temos um grande banco de trabalhadores cadastrados em diversas áreas. Quando o empresário nos procura, buscamos em nosso cadastro os candidatos que cheguem mais próximo do perfil que o empresário quer e fazemos essa ponte. Mas, vale ressaltar que a escolha é feita pela empresa e não pelo Sine”, destacou Vanessa.

O empresário que quer utilizar este serviço deve procurar a Central de Vagas do Sine da Prefeitura de Maceió, que fica no prédio do Sine, ao lado da estação ferroviária, ou enviar um e-mail fazendo a sua solicitação (sine.semtabes@maceio.al.gov.br). Mais informações pelos telefones 3315-3601 ou 3315-6205.