Em fase de elaboração, os projetos para a construção de dois novos aeroportos em Alagoas devem sair do papel assim que concluídos. Isso porque, nesta quarta-feira (05), o governador Teotonio Vilela Filho esteve reunido, em Brasília, com o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, e recebeu a confirmação da inclusão dos projetos no cronograma do governo federal;

Franco deverá visitar Alagoas para conhecer aonde serão construídos os aeroportos de Arapiraca, no Agreste, e de Maragogi, no litoral norte do Estado. Por meio da Secretaria de Comunicação, Vilela afirmou que tais projetos estão sendo elaborado pela administração dos dois municípios, cuja consolidação é “de importância fundamental para incrementar os investimentos nos setores industrial e turístico do Estado”.

Ainda sobre a visita do ministro, o governador afirmou que, como os projetos ainda estão sendo elaborados, é “uma das premissas importantes para a instalação desses dois aeroportos no nosso Estado”.

Segundo o governo federal, os municípios que pretendem administrar aeroportos regionais considerados estratégicos pela Secretaria de Aviação Civil (SAC) devem demonstrar capacidade técnica e financeira. Para definir se um aeroporto é estratégico, a SAC analisa vários critérios, como localização geográfica, características socioeconômicas, acessibilidade e potencial turístico.