No dia 4 de junho de 2014, o Governo de Alagoas entregou o Polo de Confecções Carlos Lyra, na cidade de Delmiro Gouveia. Com investimentos de R$ 3 milhões - oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) -, o Polo foi construído em uma área total de 219 mil m², contando com sete galpões e 200 máquinas de costura para que pequenas empreendedoras da região desenvolvessem suas atividades.
Desde então, a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico vem trabalhando em conjunto com o Sindicato da Indústria do Vestuário (Sindivest), para viabilizar o pleno funcionamento do espaço e estranha as declarações na imprensa do presidente da entidade, Francisco Acioly, de que o governo estaria "abandonando" a iniciativa. Ele esteve reunido com a secretária Poliana Santana na última quinta-feira (30) para tratar do assunto.
Durante a fase final de construção do Polo, a Seplande tomou uma medida preventiva para garantir suporte no fornecimento de energia, fator que vai impedir problemas capazes de impactar diretamente na produção dos profissionais. A medida consiste na instalação de uma subestação de energia responsável por suprir toda a demanda do Polo, como também das áreas do entorno.
O Fecoep já aprovou a liberação de R$ 554.254,07 para a instalação da subestação. De acordo com a construtora responsável pela execução da obra, o processo será concluído no mês de dezembro. Vale ressaltar que o Polo foi construído com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Sebrae e o Sindivest, responsável pela gestão do espaço, como também a seleção das costureiras que seriam contempladas com as máquinas.
“O Governo do Estado sempre tratou o Polo de Delmiro Gouveia como uma prioridade, pois sabe da importância que este espaço tem para as costureiras de todo o Sertão. Por conta disso, viabilizamos a subestação para reforçar a distribuição de energia no espaço, para que nenhum dano fosse causado durante o processo de produção das costureiras”, disse a secretária de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Poliana Santana.
A secretária explica ainda que o Sindivest, enquanto responsável pela gestão do Polo, vem acompanhando todo o processo e tem conhecimento sobre a medida tomada pela Seplande para melhorar o fornecimento de energia.
“O Governo de Alagoas deu total autonomia para o Sindivest na condução das atividades do Polo. Acreditamos que, desta forma, a longevidade do Polo fica garantida, independentemente de transições nas futuras gestões de governo. O Sindicato acompanha todo o processo, sabe das dificuldades e, assim como nós, espera que esta situação seja solucionada para que o Polo possa operar em sua totalidade”, conclui.