Gutemberg dos Santos Cassimiro foi assassinados no Conjunto Chico Mendes, no município de Rio Largo, em Alagoas.
Casimiro o Guto Bandeira, como o chamavam, tinha 28 anos e fazia da música profissão, era ex-saxofonista da Banda Vibrações e integrante do Roda de Pau.
Alexystaine Laurindo foi torturado aos 12 anos por policiais e morto aos 16 anos, em Matriz de Camaragibe, Alagoas.
Dois exemplos de tantos, milhares e incontáveis...
Eram basicamente nossos vizinhos de esquina, aqueles que moram no mesmo estado, que até -de quando em vez -esbarrarmos com eles nas ruas, dizemos um "Oi" e seguimos adiante, mas, em milésimo de segundo, a morte abrupta os transformam em lembranças e tenebrosa estatística na linha dos crimes “consentidos” em Alagoas.
Os crimes de pret@s e contra pret@s são naturalizados na secular história alagoana.
A II Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro, que acontece, em Maceió, com CONCENTRAÇÃO, na PRAÇA DOS MARTÍRIOS, centro de Maceió, dia 22 de agosto, às 15/16 horas é o resgate da nossa voz de pret@s.
É o resgate da fala silenciada do povo das favelas, aprisionad@s nas celas do racismo, dos nossos quilombos esquecidos, das inúmeras vilas de pescador@s , como as de Jaraguá, em Maceió,AL abandonadas no “nem te ligo” institucional.
Somos nós pret@s falando por nós. E VOCÊ VAI CALAR SUA VOZ?
Anota aí: Concentração da II Marcha Contra o Genocídio do Povo Negro, em Alagoas, será na PRAÇA DOS MARTÍRIOS, centro de Maceió, dia 22 de agosto, às 15/16 horas.
A gente espera você lá.