O saxofonista de jazz Jimmy Greene vai lançar um álbum totalmente dedicado à filha que morreu no ataque de um atirador a uma escola de Newtown, Connecticut, nos Estados Unidos, em dezembro de 2012. Ana Grace Marquez-Greene tinha 6 anos e foi uma das 20 crianças vítimas do atirador Adam Lanza da escola infantil Sandy Hook. No total, 28 pessoas morreram no ataque, inclusive o próprio atirador.
Greene diz que vai gravar o álbum "A beautiful life" (uma vida bela) para mostrar como a filha vivia. Ele encontrou um livro caseiro em sua mesa entitulado "O livro de flores da Ana para o Papai", preenchido com desenhos de flores de diferentes cores e formas, segundo a Associated Press.
O novo álbum vai incluir Ana cantando o hino "Come Thou Almighty King" com seu irmão tocando piano. O menino também estava na escola mas escapou do massacre. Greene canta sobre sua esperança de um dia se juntar a ela no céu.
Ele planeja tocar algumas músicas do álbum no festival Litchfield neste domingo (10).
Como foi o massacre
O massacre na escola infantil Sandy Hook, em Newtown, no estado americano do Connecticut, aconteceu em uma sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2012. No total morreram 28 pessoas – 20 crianças com idades entre 6 e 7 anos e seis adultos, além do próprio atirador e da mãe dele.
O atirador Adam Lanza entrou armado na escola e disparou contra os alunos, professores e funcionários. O suspeito foi achado morto dentro do prédio. Ele se matou, segundo a polícia.
O caso teve repercussão mundial e fez o presidente Barack Obama falar em "ações mais duras contra a violência" no país.
Dias depois da morte de Ana Grace, o pai escreveu em sua página do Facebook que estava tentando “superar este pesadelo”. “Por mais que ela seja necessária e eu, sua mãe e seu irmão sentirmos muito sua falta, Ana nos deixou para ir para o paraíso. Te amo, doce menina”, escreveu.
A família se mudou para Newtown em 2011 – antes, eles viviam no Canadá. A mudança para a pequena cidade ocorreu, em parte, devido à boa reputação da escola Sandy Hook.