A dramaturgia sofreu uma perda significativa em abril deste ano, com a morte do ator José Wilker. Diretor e crítico de cinema, Wilker integrava a curadoria do Festival de Gramado desde 2012 e fazia planos junto aos colegas para a 42ª edição do evento, que será realizada entre 8 e 16 de agosto na cidade da Serra do Rio Grande do Sul.

O infarto fulminante que vitimou o ator, porém, obrigou a organização a modificar o formato da curadoria, que agora passa a ter uma representante estrangeira e feminina em sua composição. A eleita foi a atriz e diretora argentina Eva Piwowarski.

Não tão conhecida do grande público no Brasil, Eva, porém, tem história no cinema latino-americano. Produtora de longas-metragens de ficção e documentários para televisão, esteve envolvida em uma série de projetos de incentivo ao cinema. Atuou como coordenadora do Programa Polos Audiovisuais da TV Digital Argentina, foi uma das diretoras do Programa Mercosul Audiovisual da União Europeia e criou a Reunião Especializada de Autoridades Cinematográficas e Audiovisuais do Mercosul (Recam).

Vinte anos após ter pisado em Gramado pela primeira vez, ela desempenhará outro papel. Em 1994, acompanhada de realizadores de países latinos, visitou o festival da serra gaúcha, que à época explorava apenas exibição de filmes estrangeiros. A extinção da Embrafilme em 1990, no início do governo Collor, provocou uma recessão no cinema brasileiro, com a produção caindo quase a zero e assim se mantendo por alguns anos seguintes. 

“Liderados pela Angela Jose do Nascimento, minha querida amiga que criou o Cinesul no Rio, fomos para Gramado com cineastas uruguaios, brasileiros, paraguaios e argentinos. Foi uma verdadeira festa da integração, com uma turma bem movimentada. Foi uma época de muitos encontros e felicidades, que depois deu resultados efetivos, as relações entre as instituições de cinema dos países do Mercosul e as coproduções”, recordou, em entrevista ao G1.

Agora, após ter assistido a mais de 150 longas-metragens para a seleção do evento, ela acredita ter contribuído com um “senso feminino” para escolher, a dedo, os filmes brasileiros e estrangeiros que vão competir na mostra. “Acho que, como mulher, contei com a vontade e gentileza de meus parceiros para incorporar um senso feminino na seleção”, disse Eva. “Abriu-se outro canal. Latino e feminino. Com desejo de ampliar o olhar curatorial ainda mais”, avaliou o colega de curadoria, o jornalista Marcos Santuario.

Em 2011, o evento passou por uma crise. Problemas financeiros determinaram o afastamento dos organizadores após a 39ª edição. O impacto foi grande: dos R$ 4 milhões previstos no orçamento, apenas R$ 2,5 milhões foram captados. Assim, foi preciso mudar. Da curadoria, saíram os cariocas José Carlos Avellar e Sérgio Sanz e entraram José Wilker e os dois atuais.

Wilker assumiu o cargo quando o evento passava por um momento de redirecionamento e transformação. “Nós formamos um bom trio, sempre antenado e de bom humor. Imagine o que sentimos com o falecimento inesperado e precoce de José Wilker. Era uma pessoa ativa, sempre brincando e fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Ficamos órfãos”, lamenta Rubens Ewald Filho.

“Em três anos, já havíamos criado um estilo e uma fórmula, aliás, bem aberta. Mas eu acho que [em 2014] conseguimos uma seleção muito boa, diria mesmo que é a melhor dos últimos anos, usando sempre a nossa proposta de diversidade e tendo a sorte de que o cinema brasileiro neste momento tem muita coisa boa disponível, com gente de todo país e idades”, completa o crítico.

Wilker ficou conhecido por trabalhos marcantes em novelas como "Roque Santeiro", em que interpretou o personagem-título. No cinema, fez filmes como "Bye Bye Brasil" e viveu o Vadinho de "Dona Flor e Seus Dois Maridos”. Em Gramado, conquistou dois Kikitos: em 1986, com o "O Homem da Capa Preta”, premiado no mesmo ano como melhor filme, e em 2011 pelo papel no curta-metragem “A Melhor Idade”.

Um das mais tradicionais do gênero no Brasil, o Festival de Cinema de Gramado de 2014 ocorre de 8 a 16 de agosto. São quatro mostras em disputa: longas-metragens brasileiros, longas-metragens estrangeiros, curtas-metragens nacionais e curtas-metragens gaúchos. Abaixo, confira a lista de todos os filmes que integram a competição.

Longa-metragem nacional
"A despedida" (2014), de Marcelo Galvão (SP)
"A estrada 47" (2014), de Vicente Ferraz (RJ)
"A luneta do tempo" (2014), de Alceu Valença (RJ)
"Esse viver ninguém me tira" (2014), de Caco Ciocler (DF)
"Infância" (2014), de Domingos Oliveira (RJ)
"O segredo dos diamantes" (2014), de Helvécio Ratton (MG)
"Os senhores da guerra" (2014), de Tabajara Ruas (RS)
"Sinfonia da necrópole" (2014), de Juliana Rojas (SP)

Longa-metragem estrangeiro
"Algunos dias sin musica" (2013), de Matías Rojo (Argentina/Brasil)
'El critico" (2014), de Hernán Guerschuny (Argentina)
"El lugar del hijo" (2013), de Manuel Nieto (Uruguai)
"Esclavo de dios" (2013), de Joel Novoa (Venezuela)
"Las analfabetas" (2013), de Moisés Sepúlveda (Chile)

Curta-metragem nacional
"A pequena vendedora de fósforos" (2014), de Kyoko Yamashita (RS)
"Brasil" (2014), de Aly Muritiba (PR)
"Carranca" (2014), de Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira (BA)
"Carta a uma jovem cineasta" (2014), de Luiz Rosemberg Filho (SC)
"Compêndio" (2014), de Eugênio Puppo e Ricardo Carioba (SP)
"Contínuo" (2013), de Carlos Ebert e Odécio Antônio (PB)
"História natural" (2014), de Júlio Cavani (PE)
"La llamada" (2014), de Gustavo Vinagre (SP)
"Max Uber' (2014), de André Amparo (MG)
"O clube" (2014), de Allan Ribeiro (RJ)
"O coração do príncipe" (2014), de Caio Ryuichi Yossimi (SP)
"O que fica" (2014), de Daniella Saba (SP)
"Se essa lua fosse minha" (2013), de Larissa Lewandowski (RS)
"Sem Título #1: Dance of Leitfossil" (2014), de Carlos Adriano (SP)

Mostra Gaúcha
"A pequena vendedora de fósforos" (2014), de Kyoko Yamashita (Porto Alegre)
"Bacon ou rúcula" (2013), de Laércio Leitzke (Porto Alegre)
"Caçador" (2014), de Rafael Duarte e Taísa Ennes (Canoas)
"Casa de Pompas" (2014), de Bruna Fortes e Gabriel Paixão (Pelotas)
"Descompasso" (2014)" de Rodolfo de Castillos Franco (Porto Alegre)
"Domingo de Marta" (2014), de Gabriela Bervian (Porto Alegre)
"Espelhos" (2014), de Diego Tafarel (Santa Cruz do Sul)
"Gildíssima" (2014), de Alexandre Derlam (Porto Alegre)
"Hotel Farrapos" (2014), de Lisandro Santos (Porto Alegre)
"Linda, uma história horrível" (2013), de Bruno Gularte Barreto (Porto Alegre)
"O encontro" (2013), de Fabrício Silva (Porto Alegre)
"O que ficou para trás" (2014), de Pedro Guindani (Porto Alegre)
"O relâmpago e a febre" (2014), de Gilson Vargas (Porto Alegre)
"Os meninos perdidos" (2013), de Giordano Gio (Porto Alegre)
"Servido com candura" (2013), de Tatiane Andréa Enzweiler (São Leopoldo)
"Sioma - O papel da fotografia" (2014), de Karine Emerich e Eneida Serrano (Porto Alegre)
“Diminutivos” (2014), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes (Porto Alegre)