8 lições para sua vida extraídas da derrota para Alemanha.

09/07/2014 04:54 - João Kepler
Por Blog João Kepler
Image

Eu li muita coisa sobre a derrota para Alemanha. Desde as opiniões dos especialistas, dos que só torcem pra quem ganha, dos políticos mascarados de torcedor, dos jornalistas de causa própria, dos que tiram proveito da situação negativa, dos defensores dos seus ganhos atuais e interesses pessoais, dos gaiatos sem propósito, dos revoltados, dos que se auto intitularam humilhados, dos torcedores de futebol e claro, dos Brasileiros apaixonados pelo Brasil.   

A alegria dos que comemoravam a Copa das Copas e dos que torciam contra a Copa do Mundo no Brasil, foram, ambas as visões, colocadas em xeque, essa é a verdade. 

Então resolvi perceber, entender e aproveitar para extrair algumas LIÇÕES práticas dessa situação para as nossas vidas.

Lições:

  1. Não criar FALSAS EXPECTATIVAS na sua mente com o objetivo de "mascarar" os problemas que existem ou coisas erradas suas ou alheias; Não ACREDITAR em tudo que tentarem te provar como verdade. Estude sempre todos os ângulos, perspectiva, interesses e lados, antes de aceitar acreditar.
  2. SONHAR é importante mas sonhe de forma combinada com outros importantes ingredientes.  Sonhar somente, sem encarar a realidade, sem estudar muito, sem trabalhar incansavelmente, sem estratégia ou mesmo sem ser persistente, resiliente ou com disciplina, não vai te levar a VITÓRIA; Apenas ACREDITAR nos seus sonhos não resolve tudo, é o seu preparo que resolve.
  3. Assumir os seus ERROS como fez Felipão é importante, mas precisa saber reconhecer isso "durante" e não somente "depois" para dar a chance e tempo do tentar mudar.  As vezes as nossas "convicções" podem também estar erradas. Além disso,  o Felipão com toda sua "humilde arrogância" não disse claramente ONDE e COMO errou, é preciso analisar os fatos, apontar erros, para socializar o aprendizado e claro, para não repeti-los.  Tudo passa e passará!
  4. Nunca conte somente com a SORTE, ela é importante, mas acontece apenas para quem tenta, estuda, treina e trabalha muito. 
  5. Fomos ensinados para o entendimento que COMPETIR é mais importante do que VENCER. ERRADO. O importante é TREINAR, treinar e treinar para GANHAR. Se perder que seja porque seu oponente foi excepcional (muito melhor que a média), não porque você desistiu ou que  jogou mal (lutou).  Esse entendimento só é pertinente SE for no sentido de não se abater para sempre e não aprender com a derrota.   No caso da seleção Alemã, além de talentos, coletivo e estratégia,  ela usa BIG DATA pra melhorar o desempenho dos atletas.  (estudo, informação e conhecimento) e não somente "psicologia" ou "motivação".
  6. Parar de vez em quando para tirar férias, para se divertir, se inspirar, se emocionar, torcer, se envolver, vestir a camisa do seu time ou para se alimentar de uma esperança maior, é necessário e muito importante, mas que seja por MOMENTOS,  MAS não podemos PARAR TUDO e deixar de pensar e focar nas nossas próprias vidas, na solução de NOSSOS problemas e na realidade das coisas ao seu redor. A não ser que você não precise de nada ou de ninguém.  Imagine que ganhos teríamos SE toda a empolgação, garra, força e emoção, extraídas da Copa ou desses ótimos momentos, fossem investidos no seu dia a dia daqui pra frente.
  7. Nem sempre um investimento ou um gasto, além da sua capacidade vale a pena para usufruir apenas de MOMENTOS, mesmo que isso represente um objetivo maior na sua vida, principalmente se esse recurso influenciar negativamente na vida de outras pessoas, te deixar grandes dívidas e fizer falta na sua educação, saúde,  estrutura, enfim no seu futuro.  Se esse dinheiro investido ficar obsoleto depois da alegria daqueles momentos onde gastou, pior ainda.  
  8. Não confundir ou levar para sua vida real, a imensa dor, a tristeza e frustração que a derrota da seleção para a Alemanha causou em todos os brasileiros.  Que a "revolta" se transforme em VONTADE de colaborar para as mudanças que esse País precisa.  A solução dos nossos problemas no Brasil começa pela nossa casa, pela educação que damos aos nossos filhos, por assimilar e aplicar as lições que a vida nos ensina  e  claro, pela forma de pensar o coletivo.   "Mostra tua força Brasil" deve continuar, mas agora fora dos estádios.

"Burro não é quem não sabe. Burro é quem sabe que não sabe e, mesmo assim, não quer nem saber." by Rosana Herman.

Go Go Go  vamos reconhecer e voltar a trabalhar!

@JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..