Reginaldo Bispo - MNU de Lutas, foi um dos delegados-participante da "Convenção", e membro da Comissão de entrega do Relatório às autoridades federais do Executivo, Legislativo e Judiciário, à época, escreve:

A IDEIA DA LEI 10.639 - SURGIU NA CONVENÇÃO NACIONAL DO NEGRO PELA CONSTITUINTE.

A ideia inicial da proposta da lei 10639 nasce na Convenção Nacional do Negro Pela Constituinte, em Brasília, nos dias 27 e 27 de Agosto de 1986, com a participação de mais de 185 delegados do movimento negro, de todo o país.

No relatório da "Convenção", registrado em Cartório pelas irmãs Graça Santos e Maria Luiza Junior, ambas participantes da mesa dirigentes dos trabalhos a quem coube secretariar a Convenção.

Entre os seus 10 Itens: I. Direitos e Garantias fundamentais; II. Violência Policial; III. Condições de Vida e Saúde; IV. Mulher; V. Menor; VI. Educação; VII.Cultura; VIII. trabalho; IX.Questão da terra; e X. Relações Internacionais.

No item VI. Educação, em seu sub-item 1, diz: "O processo educacional respeitará todos os aspectos da cultura brasileira. É obrigatório a inclusão nos currículos escolares de I , II e III graus, do ensino da Historia da África e da Historia do Negro no Brasil".

Portanto, trata-se de uma proposta e luta do Movimento Negro brasileiro. Sem duvida uma das maiores conquistas, ainda não implementada por falta de vontade politica federal, estaduais e municipais.

- Cartório 1º Oficio - registro de Titulo e Documentos - Brasilia-DF - Microfilme nº 106880, de 17/10/1986.

 

Fonte:https://www.facebook.com/reginaldo.bispo.9?fref=ts