Empreendedor também VOTA! Quem será o Governador de Alagoas?

14/06/2014 06:15 - João Kepler
Por blog João Kepler
Image

Desde 2012 os Empreendedores Digitais Alagoanos vem ganhando espaço no mercado e na sociedade por criarem uma alternativa ao desenvolvimento Econômico do Estado. Isso não é pouco para um Estado com poucas oportunidades, com problemas sociais e terríveis índices em vários setores.

De lá pra cá, é verdade, esses Empreendedores estão sendo valorizados nos quatro cantos do Brasil e alguns até fora do Brasil, principalmente pelas inovações, pela capacidade e na forma de "andar com as próprias pernas" ou seja, não depender de nada para conquistar seus planos. Como contribuição espontânea, o Estado tem se beneficiado pela imagem e repercussão positiva desses brilhantes empreendedores, colocando Alagoas no radar Nacional.  E isso não é pouco!

Desde então estamos sendo notícia rotineira em vários Eventos, Portais, Revistas e Jornais Nacionais fazendo alusão aos grandes Empreendedores Alagoanos e também ao Sururu Valley, uma comparação "Alagoanesa" com o Silicon valley na California, nos Estados Unidos.

Como já disse em artigos anteriores, esses inovadores e "Guerreiros Alagoanos"  estão escrevendo com maestria a história Contemporânea de Alagoas, desafiando os céticos, com muita determinação, coragem e resiliência, estão levando orgulhosamente o nome do Estado para o mundo.  

Pois bem, com isso, a sociedade Alagoana, de alguma forma, tem dado o devida atenção, respeito e espaço, seja pela notoriedade nacional, seja pela curiosidade e o momento Digital. O Governo do Estado, pelas mãos do Secretário de Ciência e Tecnologia, Prof. Eduardo Setton, se engajou publicamente para unir todos as peças do ecossistema empreendedor, conectando os Empreendedorees com as Entidades, as universidades e Secretarias de Estado, dando sequência inclusive ao projeto de implantação do Polo de Tecnologia no Jaraguá que já tem o Edital para licitação da obra pronto. 

Foi um avanço é verdade, mas isso é tudo?  NÃO, os Empreendedores Alagoanos, que não são poucos, precisam de muito mais. Recentemente fiz uma enquete em grupos de Alagoas nas Redes Sociais e as opiniões são diversas e muito interessante, todas no sentido de ter uma maior integração do Governo com os profissionais do mercado e participação efetiva da comunidade com projetos públicos. Enfim, resumindo o que foi opinado, seria menos teoria, mais prática, menos planejamento e mais execução, maior integração, incentivos e menos burocracia.

Na verdade, o ecossistema empreendedor precisa SIM do Estado envolvido diretamente com um projeto efetivo e imediato para STARTUPS (Empresas em estagio inicial de base tecnológica) como no programa #SEED do Estado de Minhas Gerais e do #StartupRio do Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, que envolvam além da capacitação, apoio efetivo e financeiro, com estrutura e profissionais capacitados dedicados de forma integral e intensiva para estrutuar e acelerar os negócios Digitais Alagoanos. A ideia é encurtar caminhos, diminuir a burocracia, estruturar projetos, quebrar as barreiras, divulgar produtos, vender para orgãos públicos, enfim para que Empreendedores possam abrir seus horizontes e  desenvolver suas atividades de forma apoiada e consistente, dentro e fora de Alagoas.

Investir em Empreendedorismo Digital e na Economia Criativa, é sim trazer divisas, criar oportunidades e alternativas para o desenvolvimento econômico do Estado. Essas pequenas e médias empresas, geram riquezas de DENTRO e para DENTRO do Estado.  Costumo dizer que esse movimento não atrai os "milhões de reais" em uma única grande indústria, mais gera os mesmos "milhões de reais" de forma descentralizada, social e popular de muitos pequenos negócios separadamente,  e ainda gera da mesma forma e proporção, empregos e trabalhos diretos e indiretos.

Pois bem, em quem esses Empreendedores vão VOTAR para a GOVERNADOR em ALAGOAS?  A resposta é simples, depende de proposta consistente e séria, respostas com soluções para as indagações apresentadas, da AGENDA POSITIVA e a continuidade NA PRÁTICA do que já foi trilhado até hoje.  Esses empreendedores são esclarecidos e independentes, ou seja, apenas propaganda, promessas e blá, blá, blá eleitoral e informações superficiais em Redes Sociais, NÃO será suficiente. 

Ahh, estamos zerando o odômetro, sem tendências, preferências, partidos, coligações ou forças políticas, todos tem chances iguais, inclusive o candidato do Governo atual. 

Vamos ouvir as propostas!!  Os candidatos serão chamados para apresentar o que sabem e o que pensam sobre tudo isso.

Para o Alto e Avante!!

@JoaoKepler

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..