Na quinta-feira, 29 de maio, Ezyl Viana, coordenadora do Grupo da Ciranda das Idosas do Sesc,AL prestigiou a cerimônia de abertura do XVII Seminário Afro Alagoano Ígbà Dekà: “O Mercado de Trabalho, a Equidade e a Adoção das Cotas para Negr@s no Serviço Público, que aconteceu, na tarde da quinta-feira, 29, no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
Na abertura do Seminário, Ezyl Viana, salientou que: ‘È urgente que a sociedade alagoana desperte para a questão do racismo que permeia o tecido social. É preciso falar mais, discutir mais, reunir gente que queira- de verdade- construir uma nova sociedade mais justa para todas as raças”afirmou Ezyl.
As apresentações artística-culturais, como a do Grupo da Ciranda das Idosas é uma forma que o SESC/AL utiliza como movimento de valorização de pessoas que ainda tem muito a contribuir, propagando nossa cultura, tão vasta e essencialmente negra. E a Ciranda faz parte da cultura negra. Um dos nossos exemplos é a Lia de Itamaracá.
O SESC se sente muito honrado em ser parceiro de encontros desse porte"- finalizou Ezyl.
Fizeram ainda parte da mesa, a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros, o secretário da SEMAS, Cesar Lira, a americana Anjanae Wilson, Ana Cláudia Laurindo, cientista social, da UFAL e Norma Lemos, representante da Ciranda do SESC
O Ígbà Dekà é uma iniciativa do Instituto Raízes de Áfricas segue nesta sexta-feira, 30 de maio, das 09 às 17 horas, no auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, bairro do Farol.
O Seminário Afro conta com o apoio da Federação da Indústria do Estado de Alagoas, Prefeitura de Maceió, Secretaria de Estado da Educação e do Esporte e do Governo do Estado da Bahia e Serviço Social do Comércio.
Aberto à participação pública, o Seminário Afro é gratuito.
Mais informações: (82)8827-3656/ 3231-4201