O número de funcionários municipais voltados para a área de assistência social emAlagoas cresceu 38,3% entre 2009 e 2013. O Suplemento de Assistência Social da Munic 2013, divulgado na quarta-feira (14), mostra que são 5.706 pessoas trabalhando na área.

O secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Paulo Jannuzzi, destacou quea Munic também identifica avanços na escolaridade dos profissionais de assistência social. O número de trabalhadores com pós-graduação cresceu 73,4% de 2009 para 2013, chegando a 359 profissionais. No mesmo período, o aumento dos que possuem ensino superior foi de 52,9%, chegando a 1.248trabalhadores.

“A Munic 2013 mostra a expansão dos recursos humanos e a contínua qualificação dos profissionais da área. Portanto, há um compromisso dos municípios na estruturação desses serviços, lembrando sempre que essa é uma política pública para um país continental como o Brasil, que precisa do apoio de municípios e estados para sua expansão e efetivação”, reforçou o secretário.

Programas – A pesquisa também investigou a existência de programas municipais de transferência de renda e constatou que estes se faziam presentes em seis municípiosdeAlagoas. “Esse resultado revela uma ação importante do Plano Brasil Sem Miséria, que estimulou os governos estaduais e algumas prefeituras com mais recursos fazer complementações adicionais para transferência de renda, tendo em vista os custos de vida diferenciados no país”, observa Paulo Jannuzzi.