A Secretaria de Estado da Defesa Social, em parceria com o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado (Itec) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), criou o serviço Delegacia Interativa para gerar maior agilidade e qualidade no atendimento aos cidadãos. Passados oito anos desde a sua criação, o serviço trouxe benefícios para a população. Cerca de 70 boletins de ocorrência são registrados diariamente via internet, facilitando a vida daqueles que não podem se dirigir até as delegacias convencionais.
Atualmente, as vítimas não precisam ir até a Central de Flagrantes ou para a delegacia do bairro, elas têm a opção de registrar a ocorrência de forma prática em sua residência ou em seu trabalho. Os boletins são autenticados por policiais plantonistas. Vale lembrar também que o boletim feito pela Delegacia Interativa apresenta o mesmo valor dos registros feitos de forma presencial.
De acordo com o gestor da Delegacia Interativa Erisvaldo Souza, as pessoas estão com o tempo cada vez menor, em decorrência dos compromissos com o trabalho, os estudos e a família, por isso é fundamental um serviço mais rápido e eficiente. “A tecnologia só serve ao cidadão se ela trouxer praticidade, segurança e comodidade. A Delegacia Interativa propicia todas essas facilidades para população”, explica o gestor da Delegacia Interativa, Erisvaldo Souza.
O gestor Erisvaldo disse ainda que em cerca de uma hora o boletim de ocorrência já pode ser impresso pela vítima que fez o registro no site da Delegacia Interativa. Crimes de furto simples e extravio de documentos e celulares são exemplos de registros feitos por meio da Delegacia Interativa.
Passo a passo
Para registrar a ocorrência, basta entrar no site (www.delegaciainterativa.al.gov.br), clicar no ícone "Registro de Ocorrências". Uma nova janela será aberta com um assistente virtual, mostrando os dados necessários. Ao finalizar o boletim de ocorrência, um número do registro é gerado para que o cidadão imprima o documento posteriormente.