Pouco conhecido e agindo silenciosamente, o 1º suplente do senador Benedito de Lira (PP), José Givago Raposo Tenório (PSDB), tem realizado lances poderosos a partir de sua força empresarial no mundo da política alagoana.
Parente do empresário e ex-senador João Tenório, é ele, Givago, quem praticamente comanda as decisões políticas e empresariais que interessam ao Grupo João Tenório, detentor de usinas em Alagoas, da indústria Socôco e do Pajuçara Sistema de Comunicação, entre outros empreendimentos.
Pois bem, de olho na vaga de Senador da República, já teria informado ao sócio minoritário dos meios de comunicação do Grupo, o vice-governador José Thomaz Nonô, provável candidato ao senado, e também ao seu parente, o governador Vilela, também sócio minoritário nas empresas de comunicação, o apoio total a Benedito de Lira na disputa ao governo em detrimento do tucano Eduardo Tavares "O Breve".
O fato concreto é que os usineiros alagoanos, representados pelas famílias Vilela Toledo e Tenório, dominam o governo alagoano e a Assembleia Legislativa.
O plano da família Tenório é manter o poder com um aliado no governo que abra vaga para um membro da família no Senado Federal por quatro anos.
Esse é o plano. Simnples assim.
Em tempo 1- Ninguém espere muito barulho por parte do deputado estadual Antônio Albuquerque por conta da rejeição do PRTB pelos partidos da Frente de Oposição. Poeira assenta já, já. Apoiar Benedito de Lira (PP) é improvável. Um dos principais coordenadores da campanha do senador é o prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, primo de Albuquerque. Ambos se odeiam enormemente. Quanto ao candidato do governador, Eduardo Tavares, é até possível, afinal de contas Antônio Albuquerque foi decisivo na eleição e reeleição de Vilela. Por isso, bom cabrito berra baixinho.
Em tempo 2 – O coordenador da Frente de Oposição, o ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), tem procurado insistentemente o ex-prefeito Cícero Almeida (PRTB) para conversar sobre a rejeição do PRTB. Não tem tido sucesso nas diversas ligações que tem feito nos últimos dias. Há quem diga que Almeida, neste momento, precisa de carinho político.
Em tempo 3 – O ex-prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório (Bel), a esposa dele e ex-prefeita de Belém, Valma Brandão, além do atual prefeito, Clênio Villar, fecharam acordo e vão apoiar nos dois municípios o ex-prefeito de Lagoa da Canoa, Jairzinho Lira (PRTB), para o cargo de deputado estadual. O irmão de Bel, Tenorinho Malta, também vai participar da campanha. Jairzinho pretende ocupar o espaço político em Alagoas que já foi do seu pai, Almir Lira.