A casa própria substitui as pernas amputadas depois de um câncer que surgiu de uma queimadura mal curada. É assim que o aposentado Eronildes dos Santos, de 54 anos, casado com Sandra dos Santos e pai de três filhos, compara a perda dos membros à aquisição da casa própria, sonho que só se tornou possível com a construção do Conjunto José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes.
Das quase 2 mil casas do conjunto, 3% delas foram construídas com acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, como Eronildes dos Santos. São imóveis com área construída maior e completamente adaptad?os? para deficientes físicos.
“Isso aqui é um sonho”, diz Eronildes. “Além de eu ter minha casa própria, minha residência é feita para pessoas como eu que são deficientes e precisam de um local onde possam se locomover com mais facilidade. Aqui, posso tomar banho sem muita dificuldade, por exemplo, e entrar e sair da minha casa porque há a rampa por onde eu posso passar com minha cadeira de rodas”, relata o aposentado, que antes de se mudar para o Aprígio Vilela, morou de aluguel em bairros de Maceió, como Feitosa, Jacintinho e Guaxuma.
“No último lugar que vivi com minha família, não conseguia sair de casa porque era praticamente numa ladeira, e não tinha como descer nem subir. Era muita dificuldade, muita tristeza. Perder as pernas foi difícil. Ter minha casa própria não traz minhas pernas de volta, mas posso dizer que substitui a dor que sofri porque hoje vivo com dignidade e estou muito feliz”, explica o aposentado que, além da esposa e duas filhas, abriga mora também com o sogro Antônio Agostinho, que é deficiente visual.
Com um posto policial inaugurado ?em março, o conjunto Aprígio Viela foi construído na gestão do ex-secretário de Infraestrutura e presidente do PSDB em Maceió, Marco Fireman.
“Casa própria é o sonho de todo brasileiro e não é diferente em Alagoas. ?Demos prioridade à Habitação e garantimos 50 mil novas casas para o estado. Claro que o déficit é histórico e ainda é grande, mas o caminho é manter este trabalho, garantindo moradias dignas para os alagoanos, inclusive aqueles que possuem necessidades especiais como o Eronildes”, diz Fireman.










