Os professores da rede municipal de Arapiraca decidiram em assembleia levar as reivindicações ao Ministério Público Federal em razão da falta de atenção aos pleitos da prefeita Célia Rocha (PTB). Na manhã desta quarta-feira, 23, a categoria realizou uma caminhada pelas principais ruas de Arapiraca e ficou decidido que o caso seja levado ao MPF através de um requerimento no objetivo de ser cumprida a Lei Federal que garante aos docentes a redução de 1/3 da hora atividade.
Os professores reivindicam desde 2013, que a Prefeitura de Arapiraca aplique para todos os professores a Lei do Piso Profissional Nacional nº 11.738/08, no que diz respeito à redução de 1/3 da hora-atividade. Após pressionar a administração municipal, ano passado foi concedido o direito apenas aos docentes que ministram aulas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Após a caminhada pelas ruas centrais da cidade, o grupo seguiu até a sede do MPF, na Avenida Ceci Cunha no bairro Alto do Cruzeiro. No órgão, uma comissão liderada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) núcleo Arapiraca, Juracy Pinheiro, apresentaram o problema aos representantes da instituição federal.
Ano passado, a prefeita Célia Rocha informou que o ajuste seria aplicado aos demais profissionais (que trabalham na educação infantil e do 1 ao 5º ano) em janeiro de 2014, o que não cumpriu com o compromisso.  Nesta quarta-feira, 23, os professores realizaram o quinto protesto exigindo o cumprimento da lei.
“Há 15 dias, durante uma reunião, a prefeita disse que era inviável a redução, uma vez que ela teria que injetar R$ 4 milhões na folha para poder fazer essa redução. Foi questionado, na oportunidade, que ela teria outras saídas sem precisar mexer no dinheiro, mas não adiantou”, afirmou a professora Micheline Magno.
Diante do impasse, os docentes recorrem a todos os lados. Hoje pela manhã, enquanto passavam em frente à Câmara Municipal de Vereadores, solicitaram apoio dos parlamentares. Graça Lisboa e a presidente interina da Casa, Aurélia Fernandes, ouviram as queixas da categoria e convidaram a todos para comparecer, na sessão ordinária dessa quarta-feira, 23, para apresentar a situação aos demais vereadores.