A Cooperativa Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) esteve reunida na última quinta-feira, dia 20, com a superintendência de Agronegócio do Banco do Brasil, para buscar um projeto que estruture 128 produtores cooperados de comunidades do município de Santana do Ipanema. Identificados pela cooperativa, eles tiveram seus rebanhos perdidos devido à estiagem.
Por meio do convênio BB Convir, a cooperativa vai integrar os produtores a linhas de crédito rurais do banco para recuperar os rebanhos. Os financiamentos são caracterizados por juros mais baixos e o produtor pode quitar de acordo com o montante arrecado por meio da venda do leite.
De acordo com o presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, a linha de crédito, que tem convênio com o Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), irá abrir um caminho também para a rentabilidade do produtor. “Os agricultores familiares terão a garantia de comercialização, pois com o leite produzido e adquirido pelo Pronaf, ele já abate sua dívida”, explica Monteiro.
A cooperativa pretende na semana que vem articular a liberação dos financiamentos via BB Convir, para já começar a articular diversas ações que garantam o fortalecimento da atividade do leite entre os produtores, como programa de assistência técnica e o Programa do Leite.









