O deputado federal Francisco Tenório (PMN) esteve presente, nesta terça-feira, em Maceió, durante solenidade em que a presidenta Dilma Rousseff e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciaram o repasse de R$ 393,3 milhões para obras de mobilidade urbana em Alagoas. “São investimentos que irão garantir mais emprego e uma melhor qualidade de vida para toda a população alagoana”, disse, revelando o laço de união existente hoje da bancada federal, sobretudo na luta por uma Alagoas maior e desenvolvida em todos os seus 102 municípios.
Francisco Tenório também destacou a sua luta em colocar emendas ao Orçamento da União em benefício de Alagoas para serem liberadas pelo PAC II. “A ideia é promover o desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura social, contribuindo assim, para o engrandecimento de todos os alagoanos”, afirma Tenório. Argumentou que se sente feliz em ver os recursos chegando ao nosso Estado. “Este é o nosso papel, que além de legislar e fiscalizar, é viabilizar recursos, através de emendas, visando garantir obras que venham enaltecer de um modo geral Alagoas”, completou.
já a quarta-feira, em Brasília, Francisco Tenório, que é líder do PMN na Câmara Federal ocupou a presidência da Casa durante os trabalhos legislativos. Tenório usou das prerrogativas de conceder a palavra aos líderes partidários e parlamentares inscritos, conceder tempos extras para conclusão dos discursos e abrir a Ordem do Dia para início do processo de discussão e votação dos projetos.
“É uma honra ocupar a presidência da Câmara dos Deputados e comandar uma sessão representando o meu Estado e o povo alagoano. Um espaço democrático e legitimado pelo voto popular”, revelou Francisco Tenório.
Na condição de presidente, Francisco Tenório participou da abertura da votação das duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) pautadas na reunião do Colégio de Líderes: a que obriga a presença de defensores públicos da União em todas as unidades da Justiça (PEC 247/13); e a que trata do incentivo à ciência, tecnologia e inovação (PEC 290/13).
A substituição do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) por qualquer deputado, e, no caso desta quarta-feira, pelo líder do PMN deputado Francisco Tenório, está previsto no artigo 8º, parágrafo 2º, do Regimento Interno da Casa.