O município de Arapiraca foi contemplado durante todo o dia desta quinta-feira, 20, com as ações do governo do Estado com foco com Programa Mutirão Saúde em Movimento realizado na Escola Senador Rui Palmeira no bairro Capiatã. A ação beneficiou a população de Arapiraca, onde foram disponibilizados exames nas especialidades de oftalmologia, otorrinolaringologista, ultrassom (Doppler), clínico geral, ortopedista e laboratório.
 A iniciativa foi realizada em parceria com a Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais de Alagoas (APAE), Instituto Oftalmológico de Alagoas (IOFAL) e com a Secretaria de Saúde de Arapiraca. Após os exames as pessoas eram encaminhadas para o escolha da armação que será disponibilizada com as lentes em 30 dias. 
“O mutirão aliado à qualificação e estruturação de unidades de saúde no interior contribui para a prevenção, diagnóstico e tratamento de graves problemas de saúde”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas que acompanhou pessoalmente todas as atividades  
O secretario ressaltou ainda que a cidade de Arapiraca é sede da segunda macrorregião e possui um valor estratégico elevado por se tratar de um município referencial para toda a Região do Agreste e que conta com o apoio da gestão estadual.
Centro multidisciplinar Tarciso Freire
Após chegar em Arapiraca e ser recebido pelo Secretário de Estado da Articulação Política Rogério Teófilo e o vice-prefeito Yale Fernandes o governador Teotônio Vilela Filho assinou no Complexo Multidisciplinar Tarciso Freire um Termo de Compromisso para a realização de serviços, ações e atividades de saúde na instituição.  O Termo, no valor de R$ 150 mil, será válido por um período de 10 meses e tem como objetivo prestar serviços de equoterapia, hidroterapia e atendimento clínico a pessoas com deficiência física e mental.
O Complexo terá que prestar atendimento a 100 pessoas com deficiências de várias naturezas, sendo 80 praticantes em Equoterapia e 20 em hidroterapia. As sessões terão duração de 30 minutos conforme laudo médico.  “Este trabalho favorece a inclusão social, o aumento da autoestima e melhoria da qualidade de vida”, disse o secretário. O governador ressaltou a importância da ação social do complexo afirmando que “ser uma grande obra que não se toca, mais se sente”.
Mais ações na área da saúde

Para garantir a melhoria do atendimento médico hospitalar no município de Arapiraca, o governador Teotônio Vilela Filho assinou  um termo que garante recursos no valor de R$ 680 mil destinados ao Hospital Regional, Hospital Afra Barbosa, Centro Hospitalar Manoel André – (Chama) e Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima. Os recursos fazem parte dos programas estruturantes da Saúde: Prohosp, Provida, Promater e Assistência Farmacêutica. Participaram do ato de assinatura o Secretário Municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, o vereador Tarciso Freire.
Em seguida o governador fez uma visita de inspeção as obras da Estação de Tratamento da nova Adutora do Agreste, próximo ao Campus da universidade Federal de Alagoas. A governador e autoridades assistiram um vídeo com detalhes técnicos da obra desde a captação no município de Traipu até a Estação de Tratamento em Arapiraca. Cerca de 80% das obras estão concluídas com previsão de conclusão em maio deste ano.