O que importa são os Valores ou Valores?

05/02/2014 09:54 - João Kepler
Por blog do João Kepler
Image

Enquanto a vida não ensina e mostra uma outra visão sobre determinadas coisas, ficamos presos e fechados em um mundo e nos "valores" que a "sociedade" em que vivemos supostamente nos impõe. Não conseguimos enxergar nada fora do ambiente, muito menos perceber como interessante, comportamentos e posturas diferentes da nossa.


Pois bem,  o que eu percebo depois de várias fases da minha vida, é que minha visão hoje é bem ampla e meus valores modificaram muito, diria até completamente. O que para mim  era importante e necessário há 7 anos atrás,  hoje já não é mais, muito pelo contrário.    Por exemplo, antes eu queria ter o melhor apartamento, o carro top importado, relógios caros, roupas SÓ de marca premium e se possível, o maior barco. Hoje eu quero um apartamento confortável, um carro decente e no máximo um barquinho que atenda ao tamanho da minha família e amigos.  Até complemento, hoje nem se pudesse, teria!

Outro dia ouvi um testemunho de um advogado que tem uma Mercedes, um escritório lindo e muitas outras ostentações. eu perguntei: Qual a diferença que esses bens materias faziam na vida dele, além do ego? Ele respondeu prontamente: "João, as pessoas valorizam isso, acham que eu sou o melhor advogado e de mais sucesso, por conta das coisas materiais que eu tenho". Enfim, nem argumentei e discordei para não perder tempo, mas entendo a postura dele em relação ao meio em que vive, mas FElizmente, hoje em dia, não concordo com isso.

A minha verdade é que lembro hoje SEM saudades da época em que eu queria aparecer, ser o melhor e principalmente o maior no meu segmento. Meu orgulho se chamava FAMA e FATURAMENTO. Hoje eu olho pra trás e vejo o tempo gasto, o esforço, o custo e o dinheiro perdido. Sabe porquê?, nem sempre a aparência, o crescimento em estrutura e vendas, significa FELICIDADE e LUCRO. Hoje minha meta é o RESULTADO. Não me importo SE não sou o que fatura mais, o mais famoso ou o que tem a melhor e mais linda estrutura física, o que importa pra mim hoje É custo mínimo, performance, satisfação dos meus clientes e principalmente TRANQUILIDADE e MARGEM. 

Aprendi que "Valores" são diferentes de Valores, não falo do valor no sentido financeiro, mas no sentido de importância para as nossas vidas. O que realmente importa? Aparecer socialmente como o cara que tem "Valores" ou que tem Valor? Essa é a grande diferença que percebo no meu comportamento com o passar dos anos. O que antes para mim, era importante e representava muito, hoje não representa absolutamente nada!  E o melhor, não me envergonho disso!    É claro, que não virei e nem pretendo virar monge ou que abro mão de bens materiais, mas o que quero mostrar neste texto, é uma outra forma de ver o mundo.

Só é possível entender isso depois de muito tempo, aprendizado, autoconfiança e visão fora da caixa. As palavras que mais admiro hoje em dia são RESILIÊNCIA e EQUILÍBRIO.  No campo emocional, É preciso ser desprovido de vaidade e se possível o alcance de um psicólogo para entender de gente. No campo profissional, É preciso ter comportamento de Empreendedor, a prudência de um Economista e o conhecimento de um bom Administrador para não ser envolvido nas armadilhas que a vida em sociedade impõe.

No fundo mesmo, se não for a sua capacidade de agregar valor a sociedade com seu conhecimento e atitudes, não precisa mostrar ou provar nada para ninguém. Aparências sempre enganaram e por isso aparentemente "a grama do vizinho é sempre melhor ou maior que a nossa", Será que é mesmo? tomara que seja!  Talvez, exatamente por isso que existem pessoas  ostentam na rua como se fosse um feito público merecedor de aplausos, mas passam privações nas coisas mais básicas (financeiras e emocionais), escondidos em casa, no mundo solitário.  

Para entender e aceitar isso, só com exercício, tempo, cabelos brancos e com as decepções que a vida falatalmente impõe!  

Hoje, o que importa pra mim é ser feliz comigo e com minha família!  Fica a minha lição. Espero deixar esse legado aos meus filhos!  

Se servir para você de alguma forma, já valeu a pena.


@JoaoKepler

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..