As grandes revoltas da periferia pobre e preta nascem feito as borboletas livres de amarras político partidárias. E que venham mais Vinícius...
Após se filiar, na última segunda-feira, à União da Juventude Socialista (UJS), entidade ligada ao PCdoB - partido da vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão -, um dos líderes e organizadores dos eventos chamados “rolezinhos”, Vinicius Andrade, afirmou nesta sexta-feira ao Terra que pediu para deixar o grupo.
De acordo com Vinicius, sua filiação à UJS foi um “mal entendido”. “Eles disseram que iriam nos ajudar a falar com a prefeitura, a promover eventos, a resolver. Não sabia que tem a ver com partido. Não quero nada com partido, não tenho nada a ver com isso”, disse o jovem.
De acordo com nota publicada pela UJS, Vinicius afirmou, no momento de sua filiação, que a entidade o fez enxergar a necessidade de construir uma nova sociedade, onde as demandas da juventude da periferia sejam atendidas. “Não queremos briga, arrastão e violência. Queremos apenas nos encontrar, nos divertir, beijar na boca e ocupar todos os espaços sem sofrer preconceito por parte da elite ou violência por parte da polícia. Não iremos desistir e, com o apoio da UJS, vamos até o fim”, teria dito ele, de acordo com a UJS.
A UJS é ligada ao PCdoB, que também comanda a União Nacional dos Estudantes (UNE). Além de ser o partido da vice-prefeita da capital, a sigla possui também a secretaria de Igualdade Racial, comandada por Netinho de Paula, na administração paulistana.
Durante sua participação no 17º Congresso da UJS, na quarta-feira, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, elogiou a filiação dos líderes do movimento à entidade. “Foi muito acertado isso que vocês fizeram, chamaram aqueles meninos do rolezinho pra conversar e entender a necessidade deles, parabéns!”, disse o dirigente do partido. “São pessoas que não tinham condições, hoje têm posses, têm como consumir e a cidade não está nem aí pra elas, só resta o shopping.”
Com quase 100 mil seguidores em seu perfil no Facebook, Vinicius afirmou que entrou em contato com membros da UJS para pedir sua desfiliação da entidade e criticou a abordagem feita a representantes do movimento. “Não avisaram que eram de partido, não explicaram. Não ficou claro isso.”
O Terra não conseguiu contato com representantes da UJS.
Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/apos-4-dias-organizador-de-rolezinhos-deixa-uniao-da-juventude-socialista,7f70e4623dae3410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html