O senador Renan Calheiros (PMDB-AL) esteve na tarde desta sexta-feira visitando a unidade de PVC da Braskem no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, no município de Marechal Deodoro. O presidente do Senado conheceu um pouco mais a linha de produção da indústria, sendo recebido pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Lyra, e o diretor de Vinílicos, Álvaro César, entre outros.
A Braskem constitui hoje o 5º maior grupo privado nacional e suas unidades em Alagoas iniciaram 2014 batendo recorde na produção com 1.383 toneladas da matéria-prima em um único dia – 33 toneladas acima de sua capacidade normal, estimada em 1.350 toneladas. O recorde recebeu elogios do senador, que parabenizou todos os que fazem a indústria química em Alagoas.
Renan conheceu a linha produtiva da indústria, a partir do ensacamento do produto. Visitou um cliente e observou atentamente a utilização da matéria-prima de PVC na fabricação de tubos, conexões e mangueiras flexíveis. Enfim, conheceu todo o fluxo da cadeia produtiva da indústria, desde a fabricação da matéria-prima até a terceira geração, que são os clientes Braskem.
Com investimento de R$ 1 bilhão, o maior já feito pela empresa em um único projeto, a unidade de PVC José Aprígio Vilela, inaugurada em 2012, atende clientes em setores estratégicos para o desenvolvimento do País, como habitação, saneamento e infraestrutura. É um empreendimento que consolidou a liderança do Brasil na produção da resina na América Latina.
“É inegável a importância da atração de novas indústrias químicas não só para Alagoas mas para todo o Brasil, assim como a capitação de novos clientes e, sobretudo, porque todo esse processo das unidades da Braskem agrega valores à economia do nosso Estado”, avaliou o senador do PMDB durante a visita, que foi iniciada à tarde e se estendeu até o início da noite.
O presidente do Senado estava acompanhado do deputado federal Renan Filho (PMDB-AL); do empresário Fábio Farias, seu suplente; dos médicos José Wanderley Neto e Marcos Davi. Além do vice-presidente e do diretor de Vinículos da Braskem, a empresa esteve representa, também, pelo gerente de Relações Institucionais, Milton Pradinis.