A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (14), uma operação nacional contra crimes de abuso sexual infantil. Estão sendo cumpridos 129 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva em todos os estados e no Distrito Federal.

A ação contou com a participação de 462 policiais federais e 175 policiais civis. Durante o cumprimento dos mandados, foram registradas 44 prisões em flagrante. No Estado de Alagoas foram cumpridos 02 (dois) mandados de busca e apreensão e realizada uma prisão em flagrante de um dos indivíduos investigado.

A operação tem como foco identificar e responsabilizar pessoas envolvidas na produção, armazenamento, compartilhamento ou venda de material relacionado a abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação também reforça a atuação conjunta entre forças policiais federais e estaduais no combate a esse tipo de crime.

Esta é a continuidade da Operação Nacional Proteção Integral I, iniciada em março deste ano. De janeiro a abril de 2025, a Polícia Federal já cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos condenados por crimes sexuais.

A PF também alertou pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar a rotina digital e presencial de crianças e adolescentes como forma de prevenção a abusos. 

*Com Ascom PF