Pelo menos mais 28 municípios alagoanos irão receber profissionais da saúde através do programa do Governo Federal Mais Médicos. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (24) pelo assessor do Ministério da Saúde, Felipe Proenço. Ele participou de um congresso durante a Feira dos Municípios Alagoanos, no Centro de Convenções.

O programa federal chega a sua terceira etapa e vai destinar para Alagoas 32 médicos. Destes, 31 são brasileiros e um é intercambista. A previsão é que os profissionais desembarquem no Estado no dia 3 de fevereiro para poder realizar um treinamento e depois disso seguirem destino para as cidades beneficiadas.

Segundo anunciou o representante do Ministério da Saúde, irão receber profissionais pela primeira vez os municípios de Coité do Nóia, Novo Lino, Roteiro, Quebrangulo, Mar Vermelho e Tanque D’Arca.

Em Alagoas, o programa já enviou profissionais para os municípios de Barra de Santo Antônio (1), Belém (1), Belo Monte (1), Branquinha (1), Cacimbinhas (2), Campestre (1), Campo Alegre (3), Chã Preta (1), Coqueiro Seco (1), Dois Riachos (2), Feliz Deserto (1), Igreja Nova (3), Jacaré dos Homens (1), Joaquim Gomes (1), Jundiá (2), Maravilha (1), Marechal Deodoro (2), Mata Grande (1) e Minador do Negrão (1).

Também já foram contemplados os municípios de Olho D'Água do Casado (2) Olivença (1), Palestina (1), Palmeira dos Índios (2), Pão de Açúcar (4), Penedo (4), Pindoba (1), Piranhas (3), Porto de Pedras (1), Santana do Ipanema (3), São Brás (1), São Miguel dos Milagres (1), São Sebastião (1) e União dos Palmares (4).

Segundo dados do Ministério da Saúde, o programa já trouxe para Alagoas mais de 200 profissionais e beneficiou 700 mil habitantes. No Brasil, a Bahia foi o Estado que até agora recebeu a maior quantidade de médicos, totalizando 787. Ela vem seguida dos Estados de São Paulo, 588, Ceará, 572, e do Maranhão, 445.