Instituída no organograma administrativo da Prefeitura da Maceió para acompanhar as ações governamentais dos gestores municipais, a Secretaria Municipal do Controle Interno (SMCI) estimulou a transparência na Prefeitura de Maceió, bem como sua implantação.

Entre as atribuições da SMCI estão analisar o cumprimento das metas do Plano Plurianual em consonância com sua execução, aprimorar a gestão dos administradores públicos municipais a fim de comprovar a legalidade, avaliar a legitimidade dos atos e examinar os resultados quanto à economicidade, eficiência e eficácia da gestão orçamentária, financeira, patrimonial, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais.

A Secretaria também foi responsável, em 2013, pela elaboração dos termos de referência para as grandes aquisições da Prefeitura, além de realizar o estudo e planejamento das políticas de gestão que serão implantadas ao longo dos próximos quatro anos, somada à integração da SMCI com a Controladoria Geral da União (CGU).

Ações:

- A SMCI ingressou no Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco/AL);

- Participação no Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci);

- Integração com as Controladorias do Estado e da União;

- Desenvolvimento dos trabalhos da Comissão de Reavaliação e Renegociação de Contratos e Licitações;

- Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Finanças (SMF), a SMCI tem se reunido mensalmente com contadores e integrantes das áreas administrativa, financeira e orçamentária dos órgãos;

- Promoção de capacitações para os servidores em parceira com a Secretaria Municipal de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio (Semarhp);

- Estreitamento da relação com a Controladoria Geral do Estado (CGE);

- Disponibilização do Portal da Transparência no site da Prefeitura de Maceió para consultas;

- Acompanhamento e participação do Parlamento Jovem, na Câmara Municipal de Maceió. O Parlamento Jovem faz parte da Caravana da Cidadania, que integra uma das ações do Focco/AL.