Em resposta ao reforço da Tropa de Choque da Polícia Militar dentro da penitenciária de Pedrinhas, maior presídio do Maranhão, facções criminosas agiram de forma articulada e incendiaram pelo menos quatro ônibus na noite desta sexta-feira na capital maranhense. Os bandidos também dispararam contra uma delegacia.

saiba mais

Inspeção recolhe 400 armas, 30 celulares e drogas em presídio no MA
MA: detentos são mortos em presídio que teve segurança reforçada
Após 59 mortes em 1 ano, PM fará segurança interna de presídios no MA

O próprio secretário de segurança do Maranhão, Aluísio Mendes, confirmou que os ataques foram orientados de dentro da penitenciária como resposta ao reforço da segurança. "O serviço de inteligência confirmou que esses ataques foram ordenados de dentro dos presídios, inclusive sabemos quem mandou e quem recebeu as ordens. Essa é, na verdade, uma retaliação à moralização que estamos fazendo na segurança do sistema penitenciário", afirmou Mendes.

Foram incendiados ônibus nos bairros João Paulo, Vila Sarney Filho, Ilhinha e Jardim América. De acordo com testemunhas, os bandidos entraram armados nos ônibus, mandaram todos os ocupantes descer e incendiaram os veículos. No João Paulo, ainda teriam roubado os pertences dos passageiros.

A 9ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro do São Francisco, foi atingida com dois tiros. Não havia nenhum policial na delegacia durante o atentado. Apenas um vigilante. Ninguém ficou ferido.