Você precisa INOVAR em 2014, quer saber por que?

26/12/2013 03:08 - João Kepler
Por blog João Kepler
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INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.    Inovar em qualquer segmento não quer dizer investir em novas tecnologias, é principalmente montar uma estratégia e um ambiente interno em função da imagem inovadora para o mercado. 

Não é preciso grandes investimentos para se inovar ou só os grandes players podem fazer parte desse jogo, a inovação pode e deve ser perseguida por todo e qualquer empresário, empreendedor ou profissional liberal. Porém, boa parte das empresas estão perdidas com relação a Inovação, pensam que fazem, mas os consumidores não percebem e acham apenas que são mais do mesmo, muitos não sabem inclusive o conceito, porque, o que e como?devem efetivamente inovar. 


Mas vamos ao ponto, começar por onde? Todos os negócios e segmentos têm problemas que precisam ser resolvidos e a inovação pode ser aplicada e usada para atacar esse ponto. Mas para isso é preciso entender como é feita a separação entre o pensamento criativo, o tecnológico, competitivo e o estruturado. Alternar o foco e o esforço entre um ponto e outro acreditando que com isso estejam inovando, não é tão simples assim e pode não funcionar na prática (no sentido de imagem). A convergência entre esses pensamentos, atitudes e visões, é o que se deve fazer e o que pode demonstrar um grande valor agregado.

Os negócios tradicionais quando querem inovar, pensam da seguinte forma: O QUE vão fazer?, COMO? e POR QUE? devem fazer; Já os negócios inovadores pensam exatamente ao contrário: Primeiro vem o POR QUE?, depois pensam COMO? e finalmente o O QUE? vão fazer.    Para ser inovador no mercado, é preciso respostas para estas perguntas, nesta ordem!  Sabe por que?  porque as pessoas não compram o que você faz mas o porquê você faz. 

É claro que ter uma visão de modelo de negócio, analisar pontos críticos, de sistemas, de usabilidade, de controle, de métodos e processos, são fundamentais, mas geralmente são medidas que sozinhas e não apresentadas de forma eficiente ao mercado com uma comunicação e marketing bem feitos, não conseguem ultrapassar a barreira da percepção dos próprios colaboradores e principalmente dos consumidores e clientes.   As Pessoas são impactadas hoje em dia por inovação e não compram mais apenas produtos e serviços bons e baratos, compram também por experiências de marcas. (suas e de amigos)


A inovação hoje é um dos fatores mais relevantes para determinar competitividade e visibilidade das empresas e marcas, muitas vezes confundida com sistema rápidos e inteligentes e até com competência empresarial. O fato é que estamos vivendo uma Revolução Social (De Pessoas para Pessoas) e Inovar é um requisito fundamental para navegar neste oceano e no novo cenário que se apresenta, a boa notícia é que para isso, depende muito mais de boas ideias e criatividade, do que de recursos financeiros. O Capital necessário é o Intangível, aquele que não conseguimos ver ou pegar, estamos falando do Capital Intelectual.


Mas João, que tipo de inovação pode ser aplicada? A grande sacada é transformar todas as melhorias que você vem fazendo no seu negócio em valor real agregado, seja na percepção de inovadora da sua marca, produto ou serviço, seja na atratividade ao ponto de conseguir que os consumidores e clientes sejam impactados, comentarem e compartilharem essas experiências e claro, no melhor resultado, se engajarem publicamente com seu negócio.


Esse é o ponto!! Inovar pra que te quero? Porque preciso de tí querida!! 


Pense Nisso!!  Nos vemos em 2014!

@JoaoKepler

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