Passa de 46 mil o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas em decorrência dos temporais que atingem o Espírito Santo nas últimas semanas. Segundo o boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil estadual, 41.520 pessoas estão desalojadas (levadas para casas de parentes e amigos) e outras 4.669 estão desabrigadas (levadas a abrigos municipais). Até o momento, as chuvas já provocaram seis mortes e deixaram 49 feridos.

Segundo a Defesa Civil, as mortes ocorreram nos municípios de Colatina, Nova Venécia, Baixo Guandu, Piraju e Itaguaçu - sendo que o último registrou dois óbitos. Além destes, outros 42 municípios foram afetados pela enxurrada, dos quais 22 decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública. O próprio governo estadual decretou situação de emergência em todas as áreas afetadas por desastres decorrentes das últimas chuvas.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil mantém alerta de risco de inundação e deslizamento de terra na região serrana e de alagamentos em Linhares e Colatina. O alerta se deve ao fato de o rio Doce estar com nível de água acima da taxa de inundação. Os coordenadores de Defesa Civil dos municípios foram informados acerca dos procedimentos de avaliação contínua dessas áreas que, caso necessário, devem ser evacuadas imediatamente.