Uma das bandas recordistas de shows no Planeta Atlântida, o Jota Quest fará sua 11ª apresentação no Palco Central do festival em Santa Catarina em 2014. Com o recém-lançado disco “Funky Funky Boom Boom”, o grupo mineiro promete mesclar hits e apresentar algumas canções do novo álbum, o sétimo da carreira. O evento está marcado para os dias 17 e 18 de janeiro no Sapiens Parque, em Florianópolis.

“Quando você vai ao Planeta Atlântida, você trabalha com um universo muito maior e com expectativas diferentes. Para nós que participamos ativamente do festival, o desafio se torna outro. É marcar presença como uma das principais atrações, mas ao mesmo tempo trazer coisas novas, para o show não cair numa mesmice”, avaliou o guitarrista do Jota Quest, Marco Túlio, em entrevista ao G1.

“Funky Funky Boom Boom” tem 15 faixas e ‘Mandou Bem’ é a primeira música de trabalho. A canção tem participação do guitarrista Nile Rodgers, que fundou o Chic, ícone da disco music dos anos 70, e colaborou com o Daft Punk no hit 'Get Lucky'.

A turnê oficial do disco deve começar a partir de março de 2014. Por enquanto, as apresentações de promoção do álbum servem como uma espécie de experimento para alinhar um repertório. “A gente está experimentando uma série de coisas para formar o setlist. E a recepção diante das novas canções tem sido ótima”, destaca o músico.

O álbum foi produzido pelo baixista norte-americano Jerry Barnes, membro do Chic, com coprodução de Adriano Cintra (ex-CSS) e Pretinho da Serrinha (Seu Jorge e Trio Preto+1). O lançamento de inéditas ocorreu cinco anos após o último disco “La Plata”, de 2008. “Geralmente a gente tinha um ciclo de lançar um disco novo de dois em dois anos. Não é uma regra, mas a frequência era mais ou menos essa. Até que nos reunimos no estúdio e sentimos que era preciso mais tempo para ter ideias novas”, explica.

O Jota Quest, então, resolveu buscar inspiração em uma turnê nacional que celebrava os 15 anos de carreira da banda. Com isso, o grupo lançou em 2011 a coletânea “Quinze”, um disco duplo que reúne 30 músicas, entre elas as já clássicas ‘Encontrar Alguém’, ‘Fácil’, ‘Sempre Assim’, além das baladas românticas ‘Só Hoje’ e ‘Amor Maior’, as inéditas ‘Coração’ e ‘Luta de Viver’ e o cover de ‘Get Back’, dos Beatles.

De volta ao estúdio, era hora de produzir um material exclusivo. “Entramos no estúdio em março e começamos a trabalhar essas ideias de música. Ficamos por seis, sete meses na lapidação, no polimento desse material todo que criamos”, recorda.

O resultado mostra que a sonoridade groove, bastante presente no início da carreira dos mineiros, está de volta, aliada a black music e ao pop rock. “Esse elemento do groove surgiu naturalmente. Não foi intencional, nossa ideia era olhar para o futuro, e não ficar num estilo ‘retrô’. Acho que o Jota Quest não pode ser olhado como uma banda de rock n’ roll nem uma banda de black music. A gente tem um tempero particular com esses dois gêneros”, opina Marco Túlio.

Planeta Atlântida 2014
A 17ª edição do Planeta Atlântida está marcada para os dias 17 e 18 de janeiro, no Sapiens Parque, em Florianópolis. O Palco Central vai receber shows de artistas como o californiano Donavon Frankenreiter, o grupo de pagode Só Pra Contrariar, a baiana Ivete Sangalo, Lulu Santos, Armandinho, Raimundos e ConeCrew Diretoria, O Rappa, Jota Quest, P9 e Ask 2 Quit. Segundo a organização do evento, novas atrações devem ser divulgadas em breve.

No ano passado, cerca de 60 mil pessoas estiveram nos dois dias do festival. Os ingressos já estão à venda e podem ser adquiridos em shoppings da Grande Florianópolis, pelo call center 4003 1212 e pelo site oficial do evento. A retirada das entradas adquiridas via internet será feita nos mesmos estabelecimentos. O preço varia de R$ 85 (meia-entrada) a R$ 370 (passaporte camarote). É proibida a entrada de menores de 14 anos, independentemente de estarem ou não acompanhados de pais ou responsáveis. É indispensável a apresentação de documento de identificação idôneo, com foto atual  e data de nascimento, na entrada do evento.