O comércio de Maceió espera fechar com chave de ouro as vendas de final de ano. Com um movimento animador, os lojistas apostam num crescimento de 10% a 15% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que avalia o último trimestre de 2013 com um pico de vendas em diversos segmentos do comércio.

O ano de 2012 não significou um aquecimento igual ao que já está sendo vislumbrado pelos empresários tanto do ramo varejista como no atacadista. Os números ainda não são oficiais, mas são esses comerciantes que já apostam na alavancada nas vendas. E os carros-chefes, como sempre, são calçados, eletrodomésticos, construção e aparelhos tecnológicos, dando ênfase aos celulares - maior desejo da população nas compras de final de ano.

Em entrevista ao CadaMinuto Press, o diretor de planejamento da CDL, Luiz Antonio Jardim, fez um panorama econômico referente ao movimento nas lojas do comércio nos últimos três meses de 2013 e apontou os segmentos onde as vendas são normalmente alavancadas.

"No ano passado o comércio não houve uma positividade tão boa, mas em conversa com os empresários estamos sentindo que vários setores já começaram a registrar essa alta. E esse aquecimento nas vendas deve gerar esse aumento de até 15%. Não é um número oficial ainda, mas já se pode observar esse movimento, principalmente relacionado aos setores que 'bombam' como calçados, eletrônicos e de aparelhos celulares, cujo crescimento é intenso", colocou.

Segundo o diretor da CDL, numa análise econômica, existem dois aspectos que são apontados como fundamentais para tornar esse período atraente para os empresários. Com a injeção de recursos (como o décimo terceiro salário), há os fatores climático e festivo, que contribuem para alavancar as vendas. "Com a chegada do verão, as pessoas saem mais de casa, inclusive academias, salões de beleza, tudo aumenta o movimento. A população está mais propensa ao consumo nessa estação. Junta-se a esse ponto o aspecto festivo (natal e réveillon)". 

Confira a reportagem completa na edição desta semana do CadaMinuto Press que já está nas bancas!