O primeiro momento é de euforia; já o segundo, o terceiro e até o grande dia... dúvidas. É, assumir o posto de madrinha de casamento, além da simbologia e confiança dos noivos depositados em você, pode gerar muitos questionamentos em relação ao vestido ideal.
Para começar o "certo e errado", a jornalista e responsável pelo blog Colher de Chá Noivas Manoela Cesar é enfática: modelos em branco, off white ou preto (a não ser que seja uma aposta da noiva) não são permitidos. E decotes profundos ou fendas exageradas também não são de bom tom: "Uma madrinha não deve nunca apostar em decotes grandes. Por mais que não seja uma cerimônia religiosa, não é elegante estar em um altar seminua", pondera.
Estas informações já são suficiente para não fazer feio. Mas nós sabemos que o status "não fez feio" é pouco. Para retribuir a gentileza, geralmente as madrinhas de casamento querem estar impecáveis. E se você está nos preparativos para um casamento de verão, selecionamos abaixo as principais tendências em vestidos inspirados nas famosas.
Tons pastel
Leveza é uma palavra que representa bem a estação. Nada de cores "pesadas" e escuras! Aposte em uma cartela de cores "fresh" e delicadas como o rosa chá, lavanda, violetas e verde claro.
"Cada vez mais recebemos referências de casamentos fora do Brasil, principalmente através do Pinterest. Nestes casamentos, geralmente a noiva aposta em vestidos iguais ou do mesmo modelo só que em cores diferentes para as madrinhas e fica superbonito nas fotos. Mas é possível conseguir este mesmo efeito sem precisar impor um vestido, basta combinar os comprimentos em tons pastel. Esta cartela harmoniza o resultado", explica Manoela.
Tecido fluidos

Com temperaturas de quase 40 graus, nada de tecidos sintéticos, encorpados ou muito estruturados. Além de elegantes, as texturas como a seda imprimem uma sensação de frescor aos modelitos. É chique, clássico e ideal para não comprometer a produção com o make borrado de suor.
Modelos curtos

Não precisa ser longo para ser elegante. Apostar em modelagens mais elaboradas e bons tecidos podem fazer dos vestidos curtos tão sofisticados quanto os longos. Mas, atenção: a etiqueta do curto para casamentos não é o mesmo comprimento dos vestidos para a balada.
"Vestidos na altura dos joelhos são a grande tendência para as cerimônias realizadas no verão. A única exigência é quanto ao horário do casamento. Prefira este modelo para eventos diurnos ou no fim de tarde. À noite, opte por modelos longos em tecidos fluidos", acrescenta Manoela.










