Um vídeo gravado por estudantes de São Miguel dos Campos mostra o superintendente municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) do município, o tenente Madson Belarmino, apontando uma arma para o estudante Jonas Barbosa. A discussão teve início após o estudante rasgar o “mapa do ônibus” que informa o lugar que os estudantes devem sentar, conforme aparece no vídeo.

De acordo com o estudante ameaçado, Jonas Barbosa, o superintendente, além de apontar uma arma de fogo também o impediu de seguir viagem. “Fui coagido "violentamente" e moralmente agredido por um cidadão que como mostram as imagens não tem capacidade nenhuma de portar uma arma”, publicou o estudante em uma rede social.

As imagens, filmadas através de um celular, mostram o momento que o estudante é retirado do veículo pelo superintendente. “Eu tô lhe dando uma ordem e essa ordem é legal. Você está atrapalhando os estudantes. Você não vai viajar, desça do ônibus.”, ordena o tenente ao apontar a arma para o estudante.

Em seguida, o estudante questiona o gestor e diz que não vai sair. Ao receber uma negativa, o superintendente aciona uma viatura para “resolver um problema com um estudante que está impedindo o ônibus de seguir viagem”.

De acordo com as imagens, a discussão teve início após o estudante arrancar um o mapa que estava fixado no ônibus, que segundo o SMTT já havia sido arrancado outras vezes.

Nas imagens, o estudante diz que o superintende deve responder judicialmente, e o superintende responde afirmando que foi desacatado e afrontado. “Todo o controle de transporte de trânsito é feito pela SMTT. Se é dada uma ordem, é para o bem de todos os alunos. Você simplesmente rasgou um papel que foi colocado no ônibus com a autorização da SMTT.

SMTT

A SMTT informou que o superintendente Madson Belarmino estava em reunião com a promotoria, e assim que retornasse comentaria o assunto.

Ao CadaMinuto, o diretor Amasis Campos adiantou apenas que a prefeitura disponibiliza cinco ônibus para realizar o transporte de estudantes universitários de São Miguel dos Campos para Maceió.