A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 500 litros de leite suspeitos de contaminação além de outros derivados, durante uma operação integrada com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Estado de Alagoas (ADEAL) e a Vigilância Sanitária. A ação aconteceu na última sexta-feira (6) na BR -316 e foi divulgado nesta segunda-feira pela assessoria de comunicação do órgão.
O principal alvo da operação foram os estabelecimentos que vendem, transportam e armazenam leite e derivados, de forma irregular pelas rodovias federais de Alagoas. Durante as fiscalizações, quatro estabelecimentos não atendiam aos requisitos básicos estabelecidos pela ADEAL e pela
Vigilância Sanitária. Desses, três foram autuados, um notificado e um fechado devido as péssimas condições apresentadas.
Aproximadamente 500 litros de leite suspeitos de contaminação, além de 420 kg de queijo, 157 kg de manteiga e 30 bombonas, usados para o transporte e armazenamento do leite, foram apreendidos pela PRF.
Ainda durante a fiscalização, alguns veículos foram abordados pelos agentes. Um deles, um caminhão-tanque com placa de Alagoas, apresentava características de transporte de combustível.
O veículo também contém o selo do Inmetro, o que caracteriza o transporte de produto perigoso, contudo estava sendo utilizado para o transporte de água como parte de ações de combate a seca.
Toda a operação aconteceu no perímetro urbano de Palmeira dos índios, na BR 316. No total, 12 veículos e 18 pessoas foram fiscalizadas, seis autuações de infração de produtos perigosos, 6 autuações pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e 4 veículos retidos.













