O sistema de registro em Via Única foi implantado para dar mais segurança e agilidade aos atos empresariais protocolados na Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal). O contribuinte economiza tempo e impressão, já que recebe as Certidões de Inteiro Teor via e-mail, e o órgão garante mais seguridade à análise dos processos. Para tornar este sistema mais eficaz, o empreendedor deve ficar atento ao informar o seu endereço eletrônico para envio dos documentos.
Segundo José Lages Júnior, presidente da Juceal, é importante que os contribuintes repassem um e-mail que usem com frequência e que observem a área de spam na caixa de mensagens. "Estamos nos empenhando para oferecer o melhor serviço aos empreendedores e a colaboração deles é fundamental. Temos estreitado a comunicação", pontua.
O diretor de tecnologia da informação da Junta Comercial, José Álvaro de Oliveira, explicou que algumas mensagens vão parar na caixa de spam por um filtro automático do servidor de e-mail utilizado.
Via Única - Em vigor desde julho deste ano, o sistema de registro de atos empresariais em Via Única foi estabelecido através da Resolução Plenária Juceal 42/2013. Neste modelo de registro, os contribuintes protocolam apenas uma via de seus processos na Junta Comercial do Estado de Alagoas e recebem duas Certidões de Inteiro Teor, que são duas cópias do documento original chanceladas através da Chancela Digital.
Esta certificação virtual foi implantada em Alagoas em 2011 e utiliza criptografia de dados, que gera identificação exclusiva em cada documento. A resolução que determina a Via Única também está disponível no site da Juceal (http://www.juceal.al.gov.br/portal/) para acesso público.