Durante reunião ocorrida na manhã da última terça-feira, dia 26, a Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), juntamente com a Secretaria Estadual da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), definiu a programação e demais questões relativas a I Festa do Leite da Agricultura Familiar, no Parque Mair Amaral, em Batalha, que acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro, encerrando o calendário de eventos na Bacia Leiteira do Estado.

Na sede da Seagri, o presidente da CPLA apresentou o plano de divulgação ao secretário de agricultura José Marinho Júnior, que será aplicado no evento. Tanto a cooperativa como a órgão governamental resolveram priorizar a participação dos agricultores familiares que fornecem ao Programa do Leite, iniciativa do Governo federal e gerido em Alagoas pela secretaria, que garante o produto a mais de 80 mil famílias e gera renda em mais de 3.000 produtores.

Na visão da CPLA, o momento é confraternizar o ano de conquistas para quem vive da atividade. “Será uma festa onde concentraremos o maior número de produtores. Pessoas que estão no campo, produzindo, gerando renda e dando destaque do pequeno agricultor na sociedade. Isso é inclusive que faz o Programa do Leite acontecer”, explica Aldemar Monteiro, presidente da cooperativa.

Para a Seagri, o compromisso em valorizar a cadeia produtiva do leite se confirma com o evento. “Essa festa coroa o Programa do Leite por meio das ações e articulações desencadeadas por ele. Temos que ser generosos com as nossas conquistas, pois, apesar das dificuldades, 2013 marcou grandes vitórias”, destacou Marinho. O secretário ainda se comprometeu em doar 20 kits de ordenha aos participantes e mais uma máquina siladeira.

Reunindo 32 associações na região do semiárido, a Festa do Leite será composta por prêmios que representam a final dos quase 20 torneios leiteiros que aconteceram em Alagoas no ano de 2013, além do próprio torneio de Batalha, com competição de ordenha de animais, música e animação para os produtores.