Golbery Lessa faz debate sobre Quilombo dos Palmares, no II Ìgbà Internacional.

02/11/2013 22:25 - Raízes da África
Por Arísia Barros

 

“O Quilombo dos Palmares como parte de uma bifurcação fundamental na história de Alagoas” é tema da palestra do  doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP e historiador , Golbery Lessa no  II Ígbà- Seminário Afro-Internacional: A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e os Contributos para o Diálogo entre África e  Brasil", que acontece , dia 03 de novembro, no auditório térreo do Centro de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió,AL.

Organizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio da EDUFAL, UFAL, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação e Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, o II Ígbà- Seminário Afro-Internacional tem como objetivo oportunizar trocas de saberes e experiências que positivem o processo de formação e atuação das  africanidades brasileiras e alagoanas.

 

Sobre o Quilombo dos Palmares

 

Um dos quilombos mais conhecidos da história brasileira foi Palmares, instalado na serra da Barriga, atual região de Alagoas. Com o passar do tempo, Palmares se transformou em uma espécie de confederação, que abrigava os vários quilombos que existiam naquela localidade. Seu crescimento ocorreu principalmente entre as décadas de 1630 e 1650, quando a invasão dos holandeses prejudicou o controle sobre a população escrava.

 

Outras  informações:

Tendo como público-alvo a comunidade em geral e demais interessados,  o Seminário que acontece dia 03 de novembro, das 09 às 18 horas, certificará os  participantes. A inscrição é gratuita e quem desejar a certificação haverá taxa simbólica de R$10,00 ( dez reais).

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..