Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 16, no auditório da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel dos Campos, foi implantado o Comitê de Prevenção de Mortalidade Materna, Fetal e Infantil do município.

O Comitê é um organismo de natureza interinstitucional, multiprofissional, de caráter técnico-científico, sigiloso e educativo. Seu objetivo é identificar todos os óbitos maternos fetais e infantis e apontar medidas de intervenção para a redução destes casos.

As responsáveis pelas palestras foram as profissionais da saúde, Maria Raimunda, do Ministério da Saúde e Socorro Marques, da Secretaria de Estado de Saúde (SESAU). As palestras divulgaram o número da mortalidade infantil em São Miguel dos Campos e algumas soluções para diminuir o índice apresentado.

O município esteve representando pelas profissionais Fabrízia Calixto, Lidiva Clarck, Rafaela Lima e Andrelina Mangueira, elas também foram as organizadoras do evento.

A responsável pela implantação do comitê e representante da Vigilância em Saúde, Rafaela Lima, falou sobre a reunião e sua importância: “Esse é um excelente instrumento para avaliação das políticas públicas e das ações de assistência à saúde materna fetal e infantil. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas que podem ajudar nesse processo, para que possamos nos articular e criá-lo para que o número de óbitos em nosso município seja reduzido”, explicou Rafaela.

Também participaram do evento, profissionais da saúde do município e representantes de órgãos públicos.

Uma segunda reunião está sendo organizada na intenção de reunir um número maior de profissionais de outras áreas que também são de interesse do Comitê, já que essa não é uma ação que diz respeito apenas à saúde.

O evento, organizado pela Diretoria  de Vigilância em Saúde e a Diretoria de Atenção Básica, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.