Tomou posse ontem (11) o novo Conselho Gestor da Reserva Ecológica (Resec) Manguezais da Lagoa de Roteiro, localizada entre os municípios de de Roteiro e Barra de São Miguel. Os novos integrantes tomaram posse e compuseram o Conselho que é paritário - com representantes do governo, organizações não governamentais e iniciativa privada, e tem caráter consultivo nas decisões tomadas em torno do local que envolve a Unidade de Conservação.

Segundo informações de Adriano Augusto, diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente (IMA), “é importante que todos se envolvam nas discussões e encaminhamentos com o maior foco na preservação da biodiversidade”. Alex Nazário, diretor de Unidades de Conservação do órgão, disse que “no momento a Resec está em fase de reclassificação para poder se enquadrar no que prevê o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, o SNUC”.

A retomada dos trabalhos do Conselho Gestor atrai a atenção, a exemplo do Instituto de Desenvolvimento Social Caeté que deseja realizar uma ação de conscientização ambiental com os pescadores da Lagoa do Roteiro, por meio das legalizações das embarcações.

IMA, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), representantes dos prefeitos e legislativo dos dois municípios estiveram presentes na posse, junto com os conselheiros. A próxima reunião será no dia 05 de novembro, na cidade de Roteiro.